O Instagram é uma das redes sociais da Meta e possibilita um ambiente rico para ganhar visibilidade de marcas, conquistar seguidores, interagir com as pessoas e muito mais. A plataforma também disponibiliza algumas alternativas para auxiliar produtores de conteúdo a ganhar dinheiro, embora não pague por post publicado. Confira, a seguir, sete maneiras de conseguir dinheiro usando o Instagram.
- Crie uma loja no Instagram
O Instagram possui uma funcionalidade bastante interessante, chamada Instagram Shop: uma ferramenta que oferece ao vendedor a possibilidade de inserir etiquetas (com nomes e preços) em itens previamente marcados em publicações. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas e publicou a foto de um ensaio fotográfico, é possível inserir etiquetas em cada peça, constando nome e preço do produto.
O Instagram Shop serve apenas como uma porta de entrada para conhecer o seu produto, pois informações mais detalhadas e a conclusão da compra deve acontecer em lugares externos: o app irá redirecionar o interessado para um site específico, fora dos domínios do Instagram.
- Seja um digital influencer
Esta é provavelmente a primeira opção que vem à mente quando se pensa em trabalhar utilizando o Instagram. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter milhões de seguidores para produzir conteúdo e ganhar dinheiro com isso: cerca de 10 mil seguidores já pode ser o suficiente para extrair uma renda extra. As empresas costumam verificar o número de seguidores, o engajamento do perfil, e a quantidade de visualizações dos stories.
Baseado nisso, você pode divulgar produtos que interessem o seu público em especial. As empresas podem solicitar diferentes serviços para um digital influencer, que vão desde a publicação de fotos e vídeos no feed, até vídeos nos stories, comparecer a eventos e participar de campanhas de marketing.
- Trabalhe como vendedor afiliado
Como o próprio nome já entrega, um vendedor afiliado é aquele que se afilia a um produto e propõe-se a vendê-lo: você utiliza sites específicos para isso, como o Hotmart, adquire um link único para a venda e passa a divulgar o produto ou serviço. A cada venda realizada, você ganha uma comissão sobre o valor do item vendido.
Estes sites costumam oferecer diversos produtos para se afiliar, de maneira que você não fica preso a único item. O importante é encontrar um nicho que você conheça e se dedicar a vender os itens: é possível fazer vídeos e fotos no feed, ou utilizar os stories do Instagram para divulgação.
- Torne-se o embaixador de uma marca
Muitas marcas, nacionais ou internacionais, abrem espaços para embaixadores: indivíduos que se dispõe a divulgar os produtos de uma empresa para seus seguidores. Estas entidades disponibilizam cupons ou links específicos para identificar quem comprou os produtos pela sua divulgação, e a cada venda realizada, você ganha uma comissão baseada no valor da compra.
É possível divulgar os produtos de uma empresa tanto por publicações no feed como por vídeos nos stories. Neste último, é possível utilizar algumas ferramentas do próprio app que permitem a adição de links para direcionar os seguidores ao site da empresa.
De forma geral, o embaixador precisa se identificar com as características da marca, porque ele será o responsável por transmitir aos seguidores a missão da mesma e as vantagens de adquirir o seu produto.
- Use o Instagram para vender serviços
Quando se é autônomo, divulgar o seu serviço é a única forma de conseguir clientela. Isso porque as pessoas precisam saber quem você é e o que disponibiliza para auxiliar os outros. No Instagram, é possível publicar imagens e vídeos para divulgar o seu trabalho e adquirir audiência que poderá ser convertida em novos clientes: quanto mais pessoas souberem o quão caprichado é o seu trabalho, mais gente deve solicitá-lo.
Cabeleireiros costumam publicar fotos dos cortes e procedimentos químicos que realizam nos clientes, doceiros compartilham as etapas e resultado de bolos e doces, e designers divulgam o resultado de uma imagem produzida do zero. Basta usar a criatividade e abusar de ferramentas de design e hashtags para aumentar o alcance da audiência.
- Utilize selos em transmissões ao vivo
Caso você costume realizar lives, saiba que é possível ganhar dinheiro com elas também. Durante as transmissões ao vivo, é possível disponibilizar selos para os espectadores: uma vez que alguém compra esses recursos digitais, a pessoa responsável pela transmissão da live ganha dinheiro. A compra dos selos também favorece o espectador, pois adquirem mais destaque nos comentários da live.
- Desenvolva filtros
Muitas empresas e influenciadores digitais já estabelecidos costumam comprar filtros, desenvolvidos por terceiros. Logo, se você sabe como criá-los, esta também é uma oportunidade para ganhar dinheiro: você pode desenvolver os efeitos para atender as necessidades deste comprador e ganhar dinheiro com isso.
Fonte: Olhar Digital