Confederação emite nota sobre proposta de extinção de municípios feita pelo governo federal

Confederação emite nota sobre proposta de extinção de municípios feita pelo governo federal
Foto: Jessé Souza/Lajedão

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) emitiu uma nota, nesta quarta-feira (6), esclarecendo sobre proposta do governo federal que prevê a extinção de municípios com até cinco mil habitantes sem sustentabilidade financeira própria.

Leia mais: Lajedão pode deixar de ser cidade; entenda

Nessa configuração, a Bahia tem dez municípios que podem ser incorporados a vizinhos: Aiquara, Catolândia, Contendas do Sincorá, Dom Macedo Costa, Gavião, Ibiquera, Lafaiete Coutinho, Lajedinho, Maetinga e, no extremo sul, Lajedão. [Lista completa]

A CNM, em linhas gerais, destaca que a maioria das cidades brasileiras tem baixa população. Aplicada a regra do limite de 10% dos impostos sobre suas receitas totais, “82% ficam abaixo deste limite, sendo um deles a capital Boa Vista/RR, que possui quase 400 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”.

A Confederação questiona ainda: os principais indicadores a serem considerados, a definição de arrecadação própria, o deslocamento de contingente populacional, dimensões territoriais, o afastamento dessa população da vida política e cita princípio federativo para fusão e emancipação.

A nota é assinada por Glademir Aroldi, presidente da Confederação Nacional de Municípios.

Tenha acesso ao texto completo clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui