Um homem de 40 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada de segunda-feira, 15 de janeiro, por se envolver em acidente ao conduzir veículo alcoolizado. O flagrante aconteceu na altura do quilômetro 858 da BR-116, em Teixeira de Freitas.
Era por volta das 00h10, quando uma equipe da PRF atendeu um acidente de trânsito ocorrido na rodovia, que envolvia dois veículos.
No local, constatou-se que o condutor de uma caminhonete Saveiro não observou as condutas prudentes de trânsito e acabou provocando o acidente. Ao se aproximarem dele, os PRFs perceberam que ele apresentava dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, gestos e fala alterados, características visíveis de embriaguez.
A equipe convidou o motorista para realizar o teste do etilômetro, cujo resultado aferiu 0,87 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões), comprovando a embriaguez. O teste no aparelho apresentou índice quase 3 vezes maior do valor considerado como crime que é de 0,34 mgL.
Em seguida, o infrator foi apresentado à autoridade policial da Delegacia de Polícia Civil para lavratura do flagrante e demais procedimentos cabíveis.
A PRF alerta sobre as consequências da combinação de álcool e volante e atua no policiamento ostensivo e preventivo, sendo priorizada a fiscalização de condutas de risco como ultrapassagens proibidas, alcoolemia ao dirigir, dentre outras, com foco na redução de acidentes.