Concurso Regional Conilon de Qualidade promove Dias de Campo em fazendas da região

Os encontros fazem parte da agenda de formação e troca de experiências do concurso. Foto: Divulgação – Instituto Ampliê

Com inscrições até o dia 13 de agosto, o 5º Concurso Regional Conilon de Qualidade é uma iniciativa que busca reconhecer e incentivar os produtores de Café Conilon (Coffea canephora) de 21 municípios do Extremo Sul baiano e da Costa do Descobrimento. Em setembro, serão premiados os melhores cafés em duas categorias: Lote (mínimo de 40 sacas) e Microlote (mínimo de três sacas).

Além da premiação, o concurso promove atividades de interesse dos agricultores, como formações e encontros para aprendizado de diferentes técnicas e troca de experiências. Uma dessas iniciativas é o “Dia de Campo”, encontro in loco em fazendas cafeeiras.

Os dois primeiros dias de atividade nas fazendas aconteceram no dia 28 de julho, em Teixeira de Freitas, na Fazenda Nova 2, e dia 29 em Itamaraju, na Fazenda São Pedro. Na ocasião, os agricultores puderam aprender sobre a utilização do fósforo na cafeicultura, bem como o manejo com produtos biológicos na cultura do café, além de gotejamento, prevenções e manutenções de limpeza e soluções financeiras para o agronegócio. Cada estação de formação foi conduzida pelas empresas apoiadoras do concurso: Koppert, Yara, Acqua Fértil e Sicoob.

Os próximos Dia de Campo acontecerão no dia 4 de agosto, em Itabela (Fazenda Mariano), e em Porto Seguro, no dia 5 de agosto (Fazenda Piracicaba). Interessados em participar podem se inscrever via formulário no link: https://bit.ly/conilonDC.

Na avaliação do engenheiro agrônomo e um dos idealizadores do concurso, Gustavo Sturm, “os encontros foram excelentes, isso é ótimo para os cafeicultores presentes, promover um local de troca de conhecimento onde possam aprender sobre novas tecnologias e temas relevantes”.

Vitoriano Silveira, diretor do Instituto Ampliê, entidade organizadora do Concurso, explica que diante da preocupação com a realização dos eventos presenciais, o comitê realizou vários estudos. “Criamos um protocolo próprio de segurança ao COVID-19. Entendemos que ainda estamos em meio a uma pandemia, mas precisamos voltar aos poucos aos eventos presenciais de forma segura”, afirma.

Para Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, “o concurso é uma iniciativa que traz visibilidade ao setor, mas o interesse está além do prestígio de produzir um grão de qualidade. O objetivo maior é fortalecer a produção de cafés de qualidade no Extremo Sul como um todo, apoiando pequenos e médios produtores a otimizar a sua safra e a cadeia econômica dela dependente, e as formações fazem parte desse propósito”.

Concurso

O Concurso Regional Conilon de Qualidade é uma realização da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, com apoio dos demais municípios do Extremo Sul e da Costa do Descobrimento, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, FAEB/SENAR, Sebrae e Sindicatos Rurais, com organização do Instituto Ampliê.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui