A direção da OAB anunciou que vai pedir que o Ministério da Educação supervisione as 81 faculdades que não conseguiram aprovar nenhum aluno
O pior desempenho da história da Ordem dos Advogados do Brasil: 90% de reprovação. A OAB divulgou ontem o resultado da última prova dos bacharéis em Direito. Os bacharéis em Direito enchem os cursinhos preparatórios para tentar passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem como objetivo testar a capacidade básica necessária para o exercício da profissão. Ou seja, quem quer ser advogado, além de se formar em Direito, tem que passar no exame para ser inscrito na OAB.
Veja os aprovados do último exame da OAB e o cronograma das provas
Desde o ano passado o concurso foi unificado em todo o país. Na primeira prova do novo sistema, em junho de 2010, apenas 14% dos 95 mil inscritos passaram. Em dezembro, nova prova e o pior resultado da história da Ordem: menos de 10% foram aprovados. Nove entre dez inscritos falharam no teste. Para passar, é preciso acertar metade da prova, e não é fácil.
Edimilson Tavares se formou no ano passado e já fez a prova da OAB duas vezes sem sucesso. Em uma delas, chegou perto. Tinha que acertar 50 questões e acertou 49, mas não desiste. Semana que vem vai tentar de novo.
O professor Jose Carlos Fraga, que há 20 anos prepara alunos para o exame, diz que a prova está mesmo mais complexa e rigorosa. “Eles estão fazendo essas provas da OAB com perguntas a nível de provas para juiz, promotor, procuradores”, afirma.
O presidente da OAB nacional defende o rigor dos exames. Diz que é a garantia de advogados com qualidade. “O ensino jurídico no Brasil está em estado de calamidade pública. O exame de ordem está puxando a ponta desse iceberg, a fim de que possamos ter uma radiografia final do exame de ordem no Brasil e, sobretudo, do ensino jurídico e da qualidade dos profissionais que queremos no mercado de trabalho”, justifica Ophir Cavalcanti.
A direção da OAB anunciou que vai pedir que o Ministério da Educação supervisione as 81 faculdades que não conseguiram aprovar nenhum aluno.
Fonte: G1