Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Governo da Bahia, por meio da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia), diversas comunidades da área rural de Porto Seguro estão sendo contempladas com poços artesianos, que chegam trazendo uma melhoria significativa na produção agrícola e na qualidade de vida dos pequenos produtores do município.
Na manhã de 17/02 foi a vez dos produtores rurais da Associação Nova Jerusalém, localizada no Km 3,5, nas proximidades do Anel Viário, serem favorecidos pelo benefício. A perfuração do poço contou com equipamentos especiais para um alcance de mais de 143 metros, com uma vazão de 25.548 litros de água por hora e que irá beneficiar a comunidade no abastecimento doméstico e na agricultura local.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca, Eriosvaldo Renovato, já foram beneficiadas também as associações da Roça do Povo e Mangabeira. “O trabalho irá se estender às demais associações de produtores contempladas pelo programa, dentre elas, a comunidade de Santa Maria, no Distrito de Vera Cruz”, informa. Ele lembra que uma das metas do governo Jânio Natal para a área da agricultura é justamente a valorização do pequeno produtor, ampliando sua participação na geração de emprego e renda para um grande número de famílias do município.
“Agradeço imensamente o apoio do prefeito Jânio Natal e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca de Porto Seguro, na pessoa do Dr. Renovato e dos técnicos da secretaria”, disse Marcelo Tenório, presidente da Associação de Produtores Rurais Nova Jerusalém.