Complexo Regulador esclarece caso de menina “morta” para o SUS em Teixeira de Freitas

Nesta terça-feira, dia 27 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Complexo Regulador de Saúde de Teixeira de Freitas, esclareceu fato veiculado em alguns sites de notícias.

Complexo Regulador esclarece caso de menina "morta" para o SUS em Teixeira de Freitas
Diretora do Complexo Regulador de Saúde de Teixeira de Freitas, Nádia Graciela Almeida Santos. Fotos Ascom

O coordenador de sistemas de marcação da unidade, Márcio Souza, explicou o que ocorreu: “A mãe de uma paciente foi até a no PSF João Mendonça e, ao chegar lá, o marcador de exames detectou que no cartão do SUS da criança constava data de óbito e informou a mãe, que se deslocou até a Central de Regulação para ter mais informações e marcar o exame que precisava. Ao chegar aqui falei com ela que erros como esse, geralmente, acontecem por conta de cadastros do INSS, Receita Federal, ou mesmo de digitação. Depois de analisarmos, constatamos que foi digitado a data de nascimento no local de óbito no ano passado durante um atendimento no PSF Monte Castelo, o que gerou o problema, e, prontamente, iniciamos os procedimentos para regularizar o cadastro do SUS junto ao Ministério da Saúde, e, nos próximos dias, a situação estará resolvida”.

A diretora do Complexo Regulador de Saúde de Teixeira de Freitas, Nádia Graciela Almeida Santos, ressalta que a unidade se preocupa em esclarecer os fatos. “Nós temos esta preocupação em esclarecer a população para que não chegue uma mensagem distorcida, estamos resolvendo a situação da família e nos colocamos a disposição para a população, pois o nosso papel é servir da melhor forma”.

Complexo Regulador esclarece caso de menina "morta" para o SUS em Teixeira de Freitas
Secretário de Saúde, Max Almeida

O secretário de Saúde, Max Almeida, falou sobre o assunto. “Sistemas são alimentados por pessoas, pessoas são passíveis de erros. Justamente por isso que implementamos como gestão um sistema/software do ministério de saúde interligado a todos os postos, capaz de identificar erros de cadastro e alimentação de sistema. Como foi o caso desta paciente, que teve este erro de cadastramento identificado por uma unidade básica de saúde no sistema.”

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