Um passageiro nos Estados Unidos conseguiu pousar um avião monomotor com ajuda de instruções passadas por rádio por um controlador de voo depois que o piloto da aeronave desmaiou durante a viagem. O incidente aconteceu na tarde de terça-feira (10/5) em Palm Beach, na Flórida (EUA).
Em gravações feitas na cabine, é possível ouvir a voz do homem dizendo à torre do aeroporto que ele “não tinha ideia de como parar o avião”.
“Tenho uma situação grave aqui. Meu piloto não está em condições”, o homem diz pelo rádio, quando o avião voava em altitude de 2.750 metros. “Ele está apagado.”
Questionado sobre sua posição, ele respondeu: “Não faço ideia”. Ele disse que conseguia ver o litoral da Flórida à sua frente.
“Mantenha as asas retas e tente seguir a costa, seja para o norte ou para o sul”, disse o controlador de tráfego aéreo. “Estamos tentando localizar você.”
“Não consigo nem ligar minha tela de navegação”, disse o homem. “Tem todas as informações ali. Vocês têm alguma ideia sobre isso? Eu não tenho ideia de como parar o avião. Eu não sei fazer nada.”
Robert Morgan, um controlador de tráfego aéreo que trabalha como professor de aviação, ajudou o homem a pousar no Aeroporto Internacional de Palm Beach.
Mesmo experiente, Morgan nunca havia pilotado aquele modelo — um monomotor Cessna 208 —, mas conseguiu usar um mapa da cabine da aeronave para dar instruções ao piloto.
“Eu sabia que o avião estava voando como qualquer outro avião. Eu sabia que tinha que mantê-lo [o passageiro] calmo, indicar o caminho para a pista e ensinar como reduzir a potência para que ele pudesse pousar”, disse Morgan à rede de TV local WPBF-TV.
Na gravação de áudio, Morgan ensina o homem a “mexer nos controles e descer a uma velocidade bem lenta” enquanto se aproxima para o pouso.
“Antes que eu me desse conta, ele disse: ‘Estou no chão. Como faço para desligar essa coisa?'”, conta Morgan.
O passageiro e Morgan se encontraram na pista, onde se abraçaram e tiraram uma foto. Mas em meio à euforia, Morgan não ouviu o nome do homem, disse um repórter da WPBF à BBC News.
O nome também não foi registrado no áudio do rádio.
“Eu senti que ia chorar, porque era muita adrenalina”, disse Morgan à CNN. “Foi um momento emocionante. Ele disse que só queria ir para casa encontrar sua esposa grávida… E isso me fez sentir melhor ainda.”
“Para mim, ele foi o herói”, continuou. “Eu estava apenas fazendo o meu trabalho.”
“Você acabou de testemunhar um passageiro pousando aquele avião”, disse ele a outro piloto esperando para decolar. “Você disse que os passageiros pousaram o avião?” o piloto respondeu. “Oh, meu Deus. Ótimo trabalho”, completou.
A Administração Federal de Aviação disse que o avião está registrado em um endereço privado no Estado de Connecticut.
Ele havia decolado cerca de uma hora antes de Marsh Harbour, nas Bahamas, de acordo com o rastreador de voo FlightAware.
O piloto foi levado ao hospital. O nome e o estado do piloto não foram divulgados.
Fonte: G1