O IPVA atrasado pode resultar em multa, restrição do CPF, aumento do valor da dívida, não renovação do licenciamento, entre outros; saiba como quitar e parcelar dívida
É possível consultar e pagar o IPVA atrasado facilmente pela Internet. Por meio do site da Secretaria da Fazenda de cada estado, os motoristas com o Imposto sobre a Propriedade dos Veículos Automotores acumulado podem visualizar o valor da dívida e gerar uma Guia de Regularização de Débito (GRD) para fazer o pagamento, que pode ser parcelado ou à vista.
Outra opção para realizar o procedimento é o aplicativo do Serasa. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o app permite consultar a situação do imposto e ainda fazer a quitação por meio do Pix.
O não pagamento do IPVA pode resultar em problemas como registro do nome no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin) e até apreensão do veículo.
Por essa razão, entender como o imposto funciona e as formas de quitar a dívida são as melhores formas de evitar a dor de cabeça com o IPVA atrasado. A seguir, saiba como pagar e parcelar o imposto atrasado e veja o passo a passo para quitar a dívida pelo computador ou celular.
IPVA atrasado dá multa?
O IPVA atrasado não resulta em multa de trânsito diretamente, mas pode contribuir para que o motorista sofra a punição. O atraso no pagamento impede a renovação do licenciamento anual do veículo e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que rodar sem o documento pode incorrer em multa e apreensão do carro.
Além disso, o não pagamento do imposto estadual pode resultar no registro do nome do dono do veículo na dívida ativa do estado, o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin).
Com isso, o cidadão pode ficar restrito a diversos direitos. Por fim, vale ressaltar que a dívida aumenta o seu valor se não for paga. A multa diária pela não quitação varia de estado para estado e pode chegar a 20% do valor do IPVA atrasado. Também são acrescidos os juros mensais equivalentes à taxa Selic.
É possível parcelar o IPVA atrasado ou fazer o pagamento à vista, mas é preciso se atentar às condições oferecidas por cada estado.
Para consultar as opções de pagamento do imposto, basta emitir uma nova Guia de Regularização de Débito (GRD) por meio do site da Secretaria da Fazenda do estado ou da Carteira Digital Serasa. Basta informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do carro e o CPF do dono do veículo.
Como consultar e pagar IPVA atrasado pelo app do Serasa
- Passo 1. Baixe o app do Serasa e crie um cadastro ou faça login;
- Passo 2. Vá até a área de pagamentos e, depois, selecione “Débitos veiculares”;
- Passo 3. Insira a placa do veículo, concorde com os termos de uso e clique em “Consulte e pague”;
- Passo 4. Insira os dados restantes, como o RENAVAM;
- Passo 5. Visualize as dívidas pendentes e as condições de pagamento, selecione o pagamento que deseja quitar e clique em “Pagar Agora”;
- Passo 6. Vá em “Meus pedidos” para acompanhar o processo da quitação.
Fonte: TechTudo
Com informações de Serasa