Começou o Mutirão de atendimento ao glaucoma em Teixeira de Freitas

Fotos: Wesley Morau/OSollo

Nessa segunda-feira (2), no Centro Especializado em Reabilitação 4 (CER-4) em Teixeira de Freitas, se deu início ao segundo mutirão de atendimento ao glaucoma, que acontece entre os dias 2 a 6 de outubro, para os pacientes já cadastrados e em acompanhamento regular.

Médico responsável pelo mutirão de glaucoma, o oftalmologista Dr. Armênio Souza Santos

Para o oftalmologista, Dr. Armênio Souza Santos, médico responsável pelo mutirão de glaucoma, tão importante quanto o tratamento em si é a conscientização a respeito dos perigos do glaucoma, pois segundo ele “a população desconhece as doenças, daí a sobrecarga de doenças e a sobrecarga do próprio sistema”, por conta disso, “a nossa função aqui é ver se o paciente está com glaucoma e tratá-lo. Mas, antes de examinar e ver a gente faz uma palestra e mostra aos pacientes o que é o glaucoma”.

Por este motivo, “nós propomos fazer a promoção da saúde, que é o ensinamento para que a população passe a conhecer”, disse o Dr. Armênio, que ainda enfatizou que “de todas as doenças dos olhos, o glaucoma é a pior; porque o que você perde, você não recupera”. Tendo em vista isso, o Dr. Armênio adotou como lema: “Saúde é barato, caro é a doença!”.

Em seguida, Dr. Armênio propôs que no ano seguinte se faça “uma grande palestra pública sobre as demais doenças que atingem os olhos”, a fim de que a população tenha consciência de diversos outros perigos que ameaçam a visão.

Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Kuada observando um paciente em meio a um exame

Por sua vez, o secretário Municipal de Saúde Rodrigo Kuada em entrevista ao Jornal OSollo, destacou o papel empenhado pela Prefeitura de Teixeira de Freitas por meio de sua Secretaria de Saúde ao possibilitar “mais de 1000 consultas voltadas ao público alvo do glaucoma”.

Ainda durante a entrevista, o secretário informou que o prefeito Timóteo Brito está em contato “com o secretário de Estado e o governador Rui Costa para posteriormente fazer o próximo mutirão de cirurgias de catarata”, disse o secretário da pasta.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui