Comece o ano novo com o check-up da sua saúde

A avaliação médica é indicada pelo menos uma vez ao ano

O mês de dezembro desperta nas pessoas o desejo de aproveitar os últimos dias do ano para ficar com tudo em dia. É bom aproveitar o período também para dar uma atenção especial a saúde, realizando consultas e exames preventivos para identificar indícios de doenças. O check-up anual possibilita a identificação de doenças em sua fase inicial, o que torna o tratamento mais eficaz.

O check-up é uma avaliação médica de rotina, que deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, associada a exames específicos de acordo com idade, sexo e histórico de saúde pessoal e familiar. O médico gastroenterologista, Filinto Vaz, ressalta que a avaliação ajuda a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção. “Essas ações incluem a vacinação, o estabelecimento de uma dieta equilibrada, orientações para parar de fumar, ferramentas para a criação de uma rotina de atividade física e conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que, realmente podem ajudar no diagnóstico precoce de doenças, como o câncer, elevando as chances de cura”.

O surgimento de muitas doenças é silencioso, mas que pode ser descoberto precocemente com a realização periódica de exames simples.

De acordo com o médico, o surgimento de muitas doenças é silencioso, mas que pode ser descoberto precocemente com a realização periódica de exames simples. Esse acompanhamento facilita o tratamento e até o processo de cura e pode garantir uma boa qualidade de vida as pessoas. “O check-up ajuda a diagnosticar doenças já instaladas, porém ainda não manifestadas como o colesterol alto, diabetes, hipertensão. É possível tratar essas doenças e ter um impacto positivo na saúde e na qualidade de vida do indivíduo’’, disse.

Fazer exames periódicos é também uma forma de conhecer o próprio corpo, compreender fatores de risco e repensar os hábitos de vida que podem levar a um cenário de fragilidade da saúde como o sedentarismo e o tabagismo. Mesmo não existindo uma regra que defina a idade certa para iniciar o check-up anual, as visitas ao médico podem fazer toda diferença ao longo da vida. É importante que, pelo menos uma vez ao ano, independente da pessoa, seja feita uma avaliação médica e se realize exames a partir das necessidades identificadas pelo médico.

Fazer exames periódicos é também uma forma de conhecer o próprio corpo, compreender fatores de risco e repensar os hábitos de vida

Exames que são indicados para homens ou mulheres, PSA para o diagnóstico de próstata ou como mamografia, por exemplo, devem ser realizados obrigatoriamente a partir dos 40 anos e também fazem parte do check-up.

Dicas para fazer o check-up anual

*Apresente exames anteriores;

*Na consulta, avise o médico que quer fazer um check-up;

*Sigas as orientações para realização dos exames;

*Organize a agenda e deixe o dia livre para o atendimento médico;

*Converse com o médico sobre sua rotina diária;

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui