Arraial D’Ajuda e Porto Seguro começam os preparativos para respirar o universo do cinema e das produções cinematográficas. No período de 4 a 11 de dezembro de 2010 acontece a 4ª edição do Arraial Cine Fest, evento que pretende reunir mais de 2.500 pessoas entre a comunidade cinematográfica brasileira, estudantes de cinema e vídeo, turistas e moradores de Porto Seguro.
“Para que tudo dê certo, começamos a mobilizar o universo do cinema brasileiro desde já. E nosso grande desafio é fazer com que a nossa própria comunidade mergulhe neste universo e entenda um pouco mais da importância cultural do cinema”, afirmou Juca Fonseca, idealizador e curador do evento.
Para este ano, estão programadas ações como a mostra principal de cinema, composta por até 20 filmes ou vídeos de curta duração e oito filmes de longa duração da produção nacional. Também haverá uma competição de curtas, chamada de Curta Tudo, que abrigará até 600 minutos de exibição de filmes e vídeos de curta duração em todos os formatos. “Isso sem contar os fóruns, as oficinas, os minicursos e as exposições sobre temas variados e relacionados ao cinema”, disse Juca.
Para dar um caráter interativo ao evento, as ações serão realizadas em diversos locais, como o Centro de Cultura de Porto Seguro, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Cine Clube Curumim, o Teatro Fellini e o La Morocha, todos estes em Arraial D’Ajuda.
Cenário especial
Segundo Juca Fonseca, além do potencial de crescimento do evento, é importante destacar que as belezas naturais e a estrutura turística de Porto Seguro são um grande diferencial para o sucesso do evento. “Os participantes de fora adoram poder interagir com a natureza e a Mata Atlântica, aproveitando para recarregar as energias”, falou.
O secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, destacou que o evento contará com o apoio da Prefeitura e da Secretaria, entrando, inclusive, para o calendário oficial de eventos do município. “Apoiamos todas as iniciativas que proporcionem novos atrativos para o turismo e a cultura em nossa cidade, gerando mídia espontânea e projetando nosso destino no Brasil e no exterior”, afirmou.
O evento também tem apoio institucional da Associação Brasileira de Documentaristas; Associação Baiana de Cinema e Vídeo; Fórum dos Festivais de Cinema Brasileiros; Associação Kinoforum; Fórum dos Cineclubes da Bahia; Conselho Nacional de Cineclubes; Pólo Cinematográfico de Paulínia; Fundação Cultural da Bahia / Centro de Cultura de Porto Seguro; Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Educação de Porto Seguro, além de diversas iniciativas privadas de hospedagem e alimentação.