Professora da Uneb campus X lançará livro sobre a obra de Jorge Amado
Começa nesta segunda-feira (7) e segue até 12 de dezembro a Festa Literária de Ilhéus. Em sua 3ª edição, ocorre de forma online e gratuita, visando consolidar dois projetos já tradicionais, o V Festival Literário de Ilhéus e a 8ª Feira do Livro da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) – Flios.
A realização é uma parceria entre a Uesc (Editus e Proex), Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Fundação Pedro Calmon, para o público em geral.
A Festa Literária é uma ação que tem como objetivo da parceria somar esforços para oferecer uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.
Devido ao delicado momento de pandemia, a edição da Festa será através do Instagram da Academia de Letras de Ilhéus e do Facebook da Editus. A feira de livros será na Livraria online da Uesc.
- A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.
Lançamento de livro
No dia 12, a partir das 17h, a professora Aline Santos de Brito Nascimento participa do Bate-Papo Literário, com o lançamento de seu livro “Identidade e resistência afro-brasileira na obra de Jorge Amado” [ver na Amazon], e de outros momentos na programação.
Sobre o livro. A identidade afro-brasileira é tomada como mote para reler os romances Jubiabá, Gabriela, cravo e canela e Tenda dos milagres, buscando caracterizar os traços de tradição, tradução, hibridismo e resistência neste estudo, que se justifica por analisar as características do grupo étnico afro-brasileiro como vetores para despertar no cidadão o reconhecimento do valor das minorias étnicas.
As análises conduzem à conclusão de que o respeito às identidades culturais diversas deve ser propagado através da divulgação da literatura.
Sobre a autora. Aline Nascimento é Doutora em Letras – Literatura – Universidade Federal do Espírito Santo (2017), Mestre em Cultura & Turismo – Interinstitucional – Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal da Bahia (2003), Especialista em Literaturas de Língua Portuguesa (2001) e Licenciada em Letras e Artes – Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Docente do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras – DEDC X. Pesquisadora nas áreas de Letras, literatura, metodologia da pesquisa, produção de texto, língua inglesa, cultura, música e revisão textual. Membro do Grupo de Pesquisa GEICEL – Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens – Linha de Pesquisa – Literatura: crítica, memória, cultura e sociedade.