Começa feira de produtos orgânicos no Arraial d´Ajuda

Começa feira de produtos orgânicos no Arraial d´Ajuda
Começa feira de produtos orgânicos no Arraial d´Ajuda. fotos Ascom

Entrou em funcionamento na manhã dessa sexta-feira (06/07), na praça São Brás, em Arraial d´Ajuda, a primeira Feira  de Agroecologia de Porto Seguro. Organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, a feira tem como expositores os pequenos agricultores em processo de certificação para adquirir o Selo Orgânico através da Rede Povos da Mata.

Desde cedo, moradores e turistas foram até o local para adquirir frutas, legumes e verduras cultivados sem o uso de agrotóxicos, além de outros como água de coco, mel, farinha, caldo de cana, beiju e outros produtos da culinária indígena. As feiras permanentes de Agroecologia acontecerão todas as sextas feiras em Arraial d´Ajuda e sábados, na praça dos Pataxós, em Porto Seguro.

A primeira feira contou ainda com a presença do secretário de Agricultura, Alimoar Bittencout; do presidente da Associação de Agricultores do Extremo Sul, Osvaldo Inocêncio e da coordenadora do projeto Selo Orgânico da Seagri, Adriana Rocha. Segunda ela, essas feiras contam com a participação exclusiva dos cerca de 70 agricultores e sete aldeias indígenas que estão participando do processo de certificação participativa da Rede Povos da Mata.

Para o secretário de agricultura, as feiras chegam coroando o trabalho de fortalecimento dos pequenos agricultores, realizado desde o começo da atual administração municipal.  “Começamos com o selo da Agricultura Familiar. Agora queremos chegar ao final do ano com 100 famílias certificadas pela agricultura orgânica”. Para o presidente da Associação de Agricultores do Extremo Sul, é a realização de um sonho. “Agora vemos nossos produtos sendo valorizados e chegando diretamente ao consumidor”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui