A regularização foi possível em virtude do pagamento de uma dívida de R$ 638.286,73, deixada pela gestão anterior, ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As unidades da rede municipal de ensino de Ilhéus voltaram a ser beneficiadas com a distribuição da merenda escolar, a partir desta terça-feira, dia 20, ação que contemplará as 51 escolas, favorecendo 24.345 alunos. A regularização só foi possível em virtude do pagamento de uma dívida de R$ 638.286,73, deixada pela gestão anterior, ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, considera a regularização da merenda escolar um passo importante para a reestruturação da rede municipal de educação de Ilhéus.
Marlúcia faz um apelo aos professores que participam do movimento grevista deflagrado, no dia 22/07 para que retomem as atividades. A secretária enfatiza que a paralisação das aulas já comprometeu as férias dos estudantes e professores, pois a reposição dos dias parados deverá ocorrer nos meses de janeiro e fevereiro, “o que, sem dúvida alguma, afeta diretamente os alunos e as suas famílias”, ressalta a titular da Seduc.
Segundo o chefe da Seção de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Cláudio Valério dos Santos, a entrega dos alimentos teve início pelas escolas Perpétua Marques, Odete Salma, Paulo Freire, Iguape e Salobrinho. No cronograma, prossegue Cláudio Valério, estão as unidades escolares do Basílio, Aritaguá, Herval Soledade, Couto e Santo Antônio, além do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro, até que a distribuição atinja toda a rede municipal.
O chefe da Alimentação Escolar reitera que todas as unidades estão recebendo um documento de liberação para aquisição dos itens que compõem o cardápio válido para 20 dias letivos. Após receber as guias, os gestores entram em contato com os fornecedores contratados e abastecem as escolas.
Valor nutricional – Poliana Costa, nutricionista da Prefeitura de Ilhéus, informa que a merenda escolar que será servida nas escolas da sede e do interior do município atende as recomendações do governo federal. “Baseados nessas recomendações, levamos em consideração, para a elaboração do cardápio diário, o teor de calorias e o percentual de nutrientes dos alimentos, aí compreendidos os lipídios, proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais”, esclarece, acrescentando que a merenda engloba lanches e almoços, incluindo pães, iogurtes, biscoitos, arroz, feijão, carne, frango, legumes e verduras em geral.
CRONOGRAMA DE ENTREGAS
QUARTA-FEIRA (21/08) |
QUINTA-FEIRA (22/08) |
SEXTA-FEIRA (23/08) |
1- Banco da Vitória 2- Nelson de Oliveira 3- ASMI 4- Pequeno Príncipe 5- CAIC DISTRITO Banco do Pedro |
1- Herval Soledade 2- Emília de Brito 3- Paulo Freire 4- Basílio 5- Pastor Guimarães DISTRITO Santo Antônio |
1- Mariane Eckes 2- Batista Memorial 3- Barra 4- Barão de Macaúbas
DISTRITO Aritaguá II |
SÁBADO (24/08) |
TERÇA-FEIRA (27/08) |
QUARTA-FEIRA (28/08) |
Distrito Banco Central |
Distrito Japu |
Distrito Pimenteira/Inema |