Na última sexta-feira, 16 de setembro, reuniram-se na sede da Justiça Federal, no município de Teixeira de Freitas, representantes da Segurança Pública e demais órgãos do Judiciário, a fim de discutirem os últimos acontecimentos envolvendo os conflitos agrários no Extremo Sul do Estado.
O encontro se fez necessário após a escalada de violência na região, que teria culminado com a morte de um adolescente pataxó, nos últimos dias. Participaram do evento: o Ten Cel PM Alexandre Costa de Souza, Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar; o Ten Cel PM Anilton da Silva de Almeida, Comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Mata Atlântica; o Dr. Carlos Cristiano Tenório, Delegado Chefe da Polícia, em Porto Seguro/BA; o Maj PM Carlos Eduardo Barbosa da Silva, Comandante da 88º Companhia Independente de Polícia Militar; a Dra. Célia Regina Ody Bernardes, Juíza Federal/Diretora da Subseção Judiciária de Teixeira de Freitas-BA; o Dr. José Gladston Viana Correia, Procurador da República/Titular do Ofício Único da Procuradoria da República no Município de Teixeira de Freitas/BA; o Dr. Paulo Henrique de Oliveira, Delegado de Polícia Civil Titular de Brumado/BA; a Maj PM Sheyla Keliy Ravani Rodrigues, Comandante da 43º Companhia Independente de Polícia Militar; a Dra. Valéria Fonseca Chaves, Delegada da Polícia Civil/Coordenadora Regional da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior; o Dr. Vladimir Ferreira Correia, Defensor Público Federal no Estado da Bahia e Defensor Regional de Direitos Humanos.
Depois de uma análise dos fatos recentes, foi-se programada uma nova reunião para próxima semana, onde alguns líderes indígenas foram convidados a se fazerem presentes, no intuito de agregar suas vozes ao debate, numa nova tentativa de atingir um consenso, de forma pacífica e definitiva.