Nesta sexta-feira, 20 de maio, o tenente-coronel Honorato, comandante do 13º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação (Beic)/Teixeira de Freitas, recebeu a Rede Sollo de Comunicação, ocasião em que concedeu entrevista exclusiva.
O oficial falou sobre assuntos relacionados à atuação do Batalhão junto à comunidade local, como formatura de soldados, chegada de novos alunos e próximos editais.
Na última segunda-feira, dia 09, aconteceu na Área Cívica do 13° Beic, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados PM 2021, iniciado em 05 de julho do ano passado e encerrado dez meses depois.
Segundo o Ten Cel Honorato, esses novos soldados serão os guardiões do Extremo Sul e saem em condições plenas de trabalhar em Teixeira de Freitas e nas cidades circunvizinhas.
“São 83 policias militares que ficarão por aqui pelo menos três anos, de maneira regular, e eles saem daqui com uma maior compreensão, logicamente, do querer e do bem-estar público. O curso é voltado para a construção de cidadãos capazes de enfrentar os perigos da vida, mas com honradez. É intensivo, em direitos humanos, questão ética e na compaixão”, comentou.
Dois dias depois, na quarta-feira, dia 11, o 13º Beic recepcionou 168 candidatos convocados para a segunda turma do concurso realizado em 2019. Deste total, 108 farão o curso em Teixeira de Freitas, 50 no 8º BPM/Porto Seguro e 10 em outros Núcleos de formação por todo o Estado, porém, ao final do curso, todos servirão em Unidades Policiais Militares da região do Extremo Sul da Bahia.
Conforme o comandante da Unidade, eles passarão nove meses aprendendo a ser policias militares e como suportar o estresse, os riscos, sempre focados na dignidade humana.
“Esse alunos que estão agora em curso são da Bahia e também de Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, da capital Salvador. De Teixeira, temos 19 alunos. é uma evolução porque nós tínhamos uma dificuldade muito grande em atrair candidatos aqui da região”, disse.
O Ten Cel Honorato anunciou ainda que deve ser feito, para os próximos editais, um pré-concurso para que os jovens da região se interessem e se inscrevam. “Vamos tentar fazer um preparatório, dar instruções sobre a questão de legislação policial militar para os candidatos, para que possam concorrer em pé de igualdade com outras regiões”.
“Nossa proposta aqui é também ir para as escolas da região divulgando o concurso da PM, pois, muitas vezes, não sabem do edital, não sabem como ingressar na corporação. Mostrar o quanto é importante ser um policial da região, pois permanecem aqui com as famílias e têm uma relação de afeto maior com a região. O Beic tem essa função de divulgar e estar próximo da comunidade”, enfatizou.
O quartel do Batalhão é aberto à população e conta com serviço de equoterapia, além de campo de futebol, parquinho infantil e é almejada uma piscina de treinos para competições. Uma pista de atletismo oficial e Olímpica deve ser inaugurada em julho deste ano.