O comandante da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, major Neto, a convite dos moradores do Jardim Caraípe, participou, na noite desta terça-feira (29), de uma reunião sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento no bairro. A reunião foi na Praça Nossa Senhora de Fátima.
Marcos Gomes faz parte de um comissão do bairro formada por 11 pessoas. Ele disse que os próprios moradores cuidam da praça, que já está iluminada e ornamentada para o Natal. Os recursos vieram de um evento festivo feito durante o São João.
O Jardim Caraípe, que faz limites com o Kaikan, Urbis, Vila Caraípe e com a região central da cidade, é um bairro bastante movimentado. Cerca de 2.500 alunos estudam em seis escolas particulares e públicas que lá existem. É lá que está o Centro de Convivência do Idoso, o Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES), o Hospital São Paulo e várias clínicas de saúde.
A proposta dos moradores é instalar câmeras em locais estratégicos do Jardim Caraípe e anexá-las ao sistema de vigilância que já existe em outros bairros da cidade, que é monitorado 24h pela 87ª Companhia Independente de Polícia Militar.
“O videomonitoramento ajuda o trabalho da PM tanto na prevenção quanto no esclarecimento de crimes e diminui a ação de criminosos nas áreas que estão sendo vigiadas”, pontuou o comandante, que parabenizou os moradores pela iniciativa, fazendo questão de lembrar que o governo do Estado já instalou dezenas de câmeras de alta resolução nos principais acessos da cidade e nos bairros Liberdade I e II e Castelinho.
Outros bairros de Teixeira de Freitas também têm câmeras, que são monitoradas pela Polícia Militar.
Ascom 87ª CIPM