Com ou sem vinho?

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Efésios 5.18-20)

Qual a principal mensagem desses versos? Faço a pergunta porque muitas vezes vi este verso sendo citado por pessoas que bebem vinho e pessoas que não bebem, todos procurando apoiar seu ponto de vista a partir das Escrituras. Os que não bebem salientando o perigo e os que bebem, o equilíbrio – a questão é não se embriagar! Mas a pergunta é: qual a mensagem desses versos? Proibição ou equilíbrio? Creio que nenhuma das duas, embora tanto uma quanto outra estejam no texto. Paulo está falando de alegria!

O vinho é símbolo de alegria no contexto bíblico, tanto no AT como no NT. Num mundo sem alegrias o vinho veio trazer alívio. Depois vieram tantas outras bebidas, mais ou menos fortes, todas com o mesmo fim: tornar mais leve o momento, mais fácil o sono, entorpecer ou mesmo tirar a consciência, dependendo do que e da quantidade. A mensagem de Paulo é: não façam do vinho uma necessidade para suportarem a vida, para estarem alegres. Alegrem-se no Senhor! Ele é a nossa alegria.

Quando o Senhor é a fonte de nossa alegria, quando nos satisfazemos nele, estamos em condições de viver o equilíbrio diante dos prazeres que esta vida oferece. Seja em relação ao que bebemos, ao que comemos (porque comer sem equilíbrio também é errado!), ou ao nosso trabalho (há pessoas viciadas em trabalho!) e tudo mais. Estamos em processo de regeneração e a presença de Deus em nossa vida pelo Espírito Santo deve nos tornar livres e sábios, capazes de viver com leveza e alegria. Sustentados por Deus e livres, sem nos tornar escravos de prazer algum. Pois “satisfação é ter a Cristo e não há maior prazer já visto”, como costumava-se cantar!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui