Com economia e crédito desaquecidos, pedidos de falência tornam a subir em maio

Dos 168 requerimentos, 105 foram de micro e pequenas empresas

Em maio, foram requeridas 168 falências no país, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. O número de pedidos é superior aos 133 requerimentos realizados em abril último, e aos 160 de maio de 2010. Dos 168 pedidos feitos no quinto mês do ano, 105 foram de micro e pequenas empresas, 38 de médias e 25 de grandes.

Para os economistas da Serasa Experian, os motivos que levaram ao aumento dos indicadores de insolvência das empresas, em maio frente a abril, foram a desaceleração do crédito, e o desaquecimento gradual da atividade econômica, fatos resultantes da política monetária restritiva, para controle da inflação. Além disso, o maior número de dias úteis em maio, 22, contribuiu para a elevação das estatísticas.

A perspectiva é de novas elevações de juros, no âmbito da política monetária, o que deve estabelecer mais dificuldades para as empresas muito dependentes do capital de terceiros e para as com estoques altos e com grande capacidade ociosa.

Confira abaixo tabela completa com os números de falências e recuperações.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.

Fonte: Serasa Experian

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui