Com apoio da Suzano, projeto promove a formação técnica de pessoas no Sul da Bahia

Com apoio da Suzano, projeto promove a formação técnica de pessoas no Sul da Bahia
Com apoio da Suzano, projeto promove a formação técnica de pessoas no Sul da Bahia. Foto: Freepik

Com o objetivo de fortalecer e fomentar o empreendedorismo, ampliar o acesso ao mercado de trabalho e gerar renda, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, apoia desde junho de 2023 o CEDAGRO (Centro de Desenvolvimento do Agronegócio) para promover atividades de formação técnica que tragam desenvolvimento econômico e social para pessoas de baixa renda no Extremo Sul da Bahia.

Em um ano, por meio desta iniciativa, já foram realizadas diversas oficinas, tais como: bartender, padaria, fabricação de tortas salgadas, yakissoba, brigadeiros gourmet, auxiliar de corte de cabelos, pintura facial de crianças e maquiagem.

Além das capacitações técnicas, o projeto conecta os beneficiários com o mercado de trabalho atuando em rede com associações comerciais, prefeituras e iniciativa privada, além de contar com o SEBRAE como parceiro na elaboração de currículos, esclarecimento de dúvidas sobre abertura de MEI, acesso a crédito para pequenos empreendedores e empreendedores individuais.

Um dos beneficiados pelo projeto foi o bartender Wallace Alves da Silva, que conquistou uma vaga de emprego em um restaurante tradicional de Alcobaça. “Hoje sou provedor da minha casa, consigo manter a minha família graças a oportunidade profissional que tive após fazer o curso de bartender. Hoje trabalho em um dos melhores restaurantes da cidade”, comemora Wallace.

O projeto também atua integrado ao programa Jovem Aprendiz, com a oferta dos cursos de Auxiliar Administrativo e Atendente de Supermercado, e em parceria com a Câmara de Turismo Costa das Baleias, SENAR BA e Banco do Nordeste, com oficinas de acesso ao mercado de trabalho e informações sobre crédito.

Oficinas profissionalizantes em Teixeira de Freitas

Com o apoio da ONG Paspas, diversos cursos rápidos foram oferecidos gratuitamente este mês. Uma das mais recentes foi a oficina de fabricação de bolo, que atendeu a um grupo em situação de vulnerabilidade social no município de Teixeira de Freitas/BA.

A capacitação, realizada em conjunto com a empresa Mira Festas, ensinou às alunas técnicas simples de fabricação, decoração e confeitaria de bolos para comercialização. Outras oficinas que movimentaram a ONG foram as de fabricação de pães e pizzas e comidas típicas juninas.

O objetivo é fomentar um complemento de renda para esse público, que em sua maioria, vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, ganha até R$ 637,00 por mês. “Estou tão feliz por essa conquista. Agradeço a Deus, à Suzano, à nossa professora espetacular, à Mira Festas e a todas as amigas por essa oportunidade”, diz Regiane Ribeiro dos Santos, aluna da oficina de bolos.

Essa ação faz parte do projeto de Formação Profissional implementado pelo CEDAGRO, que já retirou da linha da pobreza mais de 750 pessoas por meio da conexão com entidades como a ONG Paspas, Secretaria de Trabalho e Renda da Bahia – SETRE, Prefeituras de Mucuri, Alcobaça, Teixeira de Freitas (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Prado, Secretaria de Ação Social, Município de Caravelas, entre outros.

Fechando o mês de junho, ainda serão oferecidas gratuitamente oficinas de Tortas Salgadas, Artesanato e Crochê. Para saber mais, acesse: www.ongpaspas.org

Com 100 anos de história, a Suzano possui um conjunto de metas de longo prazo alinhadas aos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU’ (Organização das Nações Unidas), e uma delas é retirar mais de 200 mil pessoas da linha da pobreza em suas áreas de atuação até 2030.

Nesse sentido, fomentar o empreendedorismo local e a geração de emprego e renda é fundamental para contribuir com o alcance deste objetivo. “Promover ações de capacitação profissional, disponibilizar consultorias especializadas e fomentar parcerias com outros atores locais é essencial para inspirar e motivar novos empreendedores. A Suzano segue comprometida em contribuir para o crescimento econômico e social das regiões onde está inserida, gerando renda e valorizando o trabalho feito pelas comunidades do entorno”, afirma André Becher, Gerente de Sustentabilidade da Suzano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui