Com o apoio e incentivo da prefeitura de Itanhém, o atleta Gilson Cangussu participou da 6ª Meia Maratona da Fruticultura Irrigada de Petrolina, em Pernambuco.
A competição, com altíssimo nível técnico, reuniu mais de 1.500 atletas, e teve a participação de cerca de 50 atletas de elite, de várias partes do Brasil, com uma premiação de mais de R$ 100 mil reais.
“Os melhores do Brasil estavam lá. Para você ter uma ideia, o quarto colocado da São Silvestre foi o primeiro aqui”, disse Gilson, que leva uma faixa em agradecimento à prefeitura, para todas as competições que participa, Brasil afora, mostrando também o nome de sua cidade, Itanhém.
Ainda segundo Gilson, a administração Mildson Medeiros é uma grande parceira, que já o apoiou em diversas outras competições, tanto em cidades da Bahia, como em Belo Horizonte – MG, Vitória – ES e outros estados.
O prefeito Mildson Medeiros elogiou a energia, alegria e o espírito esportivo do Gilson.
“Nosso povo respira esporte, e a gente sabe que esporte é vida, esporte é saúde, e a gente tem que estar sempre incentivando. Gilson está de parabéns, por toda sua energia e espírito esportivo, assim como todos os atletas que estão fazendo bonito nas competições que ocorrem dentro e fora da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
A 6ª Meia Maratona da Fruticultura Irrigada de Petrolina ocorreu no Núcleo 3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em provas de 7 km e 21 km. Além da premiação geral, foram premiados os cinco mais bem colocados nas categorias pratas da casa, pessoas com deficiência, pessoas com deficiência muletante e atletas por faixa de idade (a cada cinco anos).
Competição
A meia Maratona da Fruticultura Irrigada foi criada em 2017 pelo agricultor e atleta José Moisés. O evento começou como um treino realizado em sua propriedade rural para finalizar o trabalho de base da Associação petrolinense de Atletismo (APA). Mas, devido ao grande interesse de pessoas em participar, foi decidido que a atividade se transformaria em uma competição oficial.