Coluna Minuto Saúde, por dr. Ronaldo de Toledo: “Cefaleia tipo tensional”

OSollo tem a satisfação de anunciar um novo colunista: dr. Ronaldo de Toledo. Natural de Porto Alegre/RS, ele é médico graduado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), especializado em Neurointensivismo pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

A sua coluna será intitulada “Minuto Saúde”, onde, quinzenalmente, você irá acompanhar textos bem embasados escritos por dr. Ronaldo, sempre ligados à sua especialização, que é a neurologia. Acompanhe, agora, o artigo de estreia.

Cefaleia tipo tensional

A Cefaleia tipo tensional é caracterizada por uma dor de cabeça de leve à moderada intensidade, que pode prejudicar, porém, não inibe as atividades diárias de quem sofre com esse tipo de dor de cabeça.

É conhecida por apresentar dor tipo pressão ou aperto, geralmente bilateral, localizada na região anterior e posterior do crânio, assim como na região cervical, e, normalmente, não é agravada por atos como subir escadas ou outros esforços físicos.

Tem uma duração que varia de 30 minutos a vários dias. Nunca é acompanhado de vômitos, no máximo náuseas leves em alguns casos crônicos. Comumente, é acompanhada de tensão muscular na região cervical, quadros de ansiedade, depressão, estresse ou insônia.

O tratamento consiste em terapia cognitivo comportamental, reeducação postural e terapia farmacológica.

Em caso de suspeita de  cefaleia tipo tensional, procure o seu médico. Com diagnóstico e tratamento adequados, podemos chegar à recuperação praticamente completa dos sintomas.

Desejo uma excelente saúde a todos, e que Deus nos abençoe!

Por dr. Ronaldo de Toledo, médico neurointensivista

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui