Coletivo Motirô apresenta exposição “Povoada” de 27 de julho a 14 de agosto

Coletivo Motirô apresenta exposição "Povoada" de 27 de julho a 14 de agosto
Imagem: Divulgação

Na noite desta quarta-feira, 27 de julho, o Coletivo das Artes Motirô realiza uma live de abertura da exposição “Povoada – Eu sou uma, mas não sou só”, de Laís Porto. O material ficará acessível ao público na Galeria Motirô, situada no Shopping PátioMix, em Teixeira de Freitas até 14 de agosto.

A exposição “Povoada”, nome que a cantora baiana Sued Nunes, com a sua potência vocal declama “Eu sou uma, mas não sou só”, traz as vivências de leitora da Literatura Negra de Laís Porto, baiana de Salvador, que hoje permeia por terras teixeirenses.

Ela vê nessa música exatamente a sensação que a literatura negra  proporciona, o afeto e acolhimento pela escrita das diversas mãos negras, mãos estas que se apresentam com tonalidades variantes e vivências que nos conectam em cada canto desse país.

A literatura negro brasileira, além de possibilitar o reconhecimento como seres humanos, refletindo e traduzindo toda a nossa diversidade de viver, se posicionar e lutar, atua como um resgate ancestral para a sobrevivência do povo negro.

Coletivo Motirô apresenta exposição "Povoada" de 27 de julho a 14 de agosto
Imagem: Divulgação

Antônio Gonçalves Teixeira e Souza e Maria Firmina dos Reis são considerados os pioneiros na produção literária negra no Brasil. Desde então, tem-se publicado romances, cordéis, contos, crônicas e poesias, sejam em livros individuais ou em antologias e coletâneas.

Laís traz em sua exposição o questionamento: quantos escritores negros você já leu? Se não leu nenhum, ainda há tempo.

Na exposição, ela apresenta 12 escritoras negras. São elas: Ana Fátima, Cidinha da Silva, Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Deise Oliveira, Elisa Lucinda, Esmeralda Ribeiro, Elizandra Souza, Geni Guimarães, Lívia Natália, Miriam Alves, NegaFya.

Por este ser o mês que se comemora o Julho das Pretas, devido ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, estão sendo apresentadas exclusivamente as escritoras negras.

Ao sair dessa exposição, espera-se que o participante possa ter em mente qual será a sua próxima leitura e que, ao lhe perguntarem “quantos escritores negros você já leu?”, na sua resposta possa ter no mínimo uma escritora negra.

A live de abertura será transmitida pelo Instagram @coletivodasartesmotiro, a partir das 19h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui