Para contribuir com o aumento do estoque de sangue do Hemocentro de Eunápolis , colaboradores do Viveiro de Mudas da Veracel deram exemplo de solidariedade na manhã do dia 31/1. Cerca de 60 colaboradores participaram de uma palestra orientativa no Núcleo Florestal para novos doadores de sangue e esclareceram suas dúvidas sobre tipo sanguíneo e as condições físicas e clínicas necessárias para ser um doador.
De acordo com o responsável pelo setor de captação do Hemocentro, Roberto Pimenta, este tipo de ação é necessária, pois muitos mitos são desvendados e muitas pessoas se tornam doadoras, fazendo parte do banco de dados da instituição. “Atualmente, atendemos oito municípios no Sul da Bahia, mas o nosso estoque de bolsas de sangue é quase nulo. Sempre contamos com a solidariedade das pessoas, mas precisamos fidelizar doadores. Essas atividades em empresas, como a Veracel, é sempre uma grande oportunidade de conseguirmos novas doações”, explica Pimenta.
O colaborador da Veracel, Sdiney Costa Silva já é doador credenciado e sabe da importância da sua atitude para salvar vidas. “Precisei doar sangue para uma prima e, depois, me tornei doador. Como morador da região, conheço a situação do banco de sangue do Hemocentro e sempre que posso eu doou. Essa atitude salva vidas de muitas pessoas”, comentou orgulhoso Silva.
O Hemocentro de Eunápolis é responsável pelo atendimento dos municípios de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itagimirim, Itabela, Itapebi, Guaratinga e Belmonte. Para garantir o estoque de sangue necessário para o atendimento de todos estes municípios, funciona de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 18:00. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade oficial com foto. O Hemocentro de Eunápolis fica na Avenida Brilhante, S/N – Pequi. Para mais informações: (73) 3281-3260 ou (73)3261-1845.
Fonte: Ascom da Veracel