Coelba doa itens de proteção individual para limpeza de praias baianas

Máscaras, pares de botas e luvas foram doados ao Governo do Estado, através do INEMA, para serem distribuídos aos voluntários

Equipamento será usado para a limpeza das praias da Bahia atingidas pelo óleo. Foto reprodução

Um total de 6.950 equipamentos de proteção individual (EPIs), entre botas, luvas e máscaras, estão sendo doados pela Coelba ao Governo da Bahia, através do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) para serem entregues aos voluntários que trabalham na remoção do óleo em praias afetadas no litoral baiano. A contribuição da empresa tem o objetivo de levar mais segurança à atividade e minimizar os riscos à saúde dos voluntários.

É importante reforçar que o óleo, considerado de alta toxicidade por especialistas, pode causar sérios danos à saúde e o contato da substância com a pele deve ser evitado. Confira abaixo orientações para participar com segurança das atividades de voluntariado para limpeza das praias:
– Uso de máscaras de proteção: O óleo que tem chegado às nossas praias, quando aquecido pelo sol, pode liberar vapores altamente tóxicos à saúde. É fundamental se proteger.
– Luvas de PVC: Não utilize luvas cirúrgicas. Sempre que for manipular o produto, esteja com as mãos protegidas por luvas de PVC que vão impedir o contato do material com a pele;
– Botas plásticas: Evite o uso de chinelos, tênis e jamais se aproxime do material descalço, uma vez que existe risco de contaminação. Esteja sempre de botas e protegido do contato óleo com a pele;
– Use Calça: Não utilize trajes de banho, bermudas ou qualquer vestimenta que permita o contato do material com sua pele. Se sujar a roupa, ela deverá ser descartada.
O óleo em estado bruto não pode entrar em contato com a pele, podendo causar sérios problemas aos voluntários. É essencial a utilização dos equipamentos de proteção individual!

Em caso de contato com a pele o que devo fazer?

– Retirar as roupas e calçados atingidos para evitar novos pontos de contato;
– Lavar a pele com água em abundância por pelo menos 20 minutos;
– Em caso de irritação local, procurar assistência médica imediatamente relatando o ocorrido;
– Caso a área em contato com o óleo esteja com alguma ferida, procure uma assistência médica de imediato.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui