CMS e Secretaria de Saúde realizam a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Itanhém

CMS e Secretaria de Saúde realizam a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Itanhém
Fotos: Ascom

Na manhã desta quinta-feira (23), com objetivo de discutir os principais temas da saúde municipal, o Conselho Municipal de Saúde-CMS, e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Itanhém.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento aconteceu no salão de festas da AABB e contou com profissionais da categoria, membros de associações, representantes da esfera pública, professores e usuários da saúde pública do município.

A programação contou com coffee break, apresentação cultural com a AABB Comunidade, almoço e café da tarde. Os hinos nacional e de Itanhém foram entoados na voz de Indira Quertins. A leitura do regimento foi feita pela conselheira de saúde, Lidiane Martins.

Para o prefeito Mildson Medeiros, a ideia é trazer esperança para os moradores do município. “O grande objetivo é chamar a sociedade a participar das conferências de saúde para que possamos propor diretrizes, para avançarmos na qualidade de assistência à saúde. Hoje temos como grande missão propor sugestões que venham atender as necessidades de saúde em nosso município, na macrorregião de saúde, ao estado e ao Governo Federal para que possamos garantir direitos e atender melhor nossa população”, afirmou o prefeito.

O secretário de Saúde, Joabe Pires, agradeceu a o prefeito, os demais parceiros e disse que o momento é de unir forças. “A conferência é um espaço de discussão e construção de ideias e propostas. É o momento de unir forças e conhecer a saúde local, os últimos acontecimentos as dificuldades e a evolução”, frisou o secretário.

A presidente do CMS, Luzinete Ferrugini, realizou a abertura da conferência dizendo que o espaço era para trocar ideias e cobrar direitos. “Estamos aqui em busca de melhorar o SUS, portanto, é o momento de falar, trocar ideias, participar e cobrar o espaço que nós, usuários do SUS, temos direito”, disse ela.

A palestra, que explanou sobre o tema principal, foi conduzida pelo Administrador Eujácio Dantas, ex-secretário de Saúde de Teixeira de Freitas. Logo em seguida foi feita as a formação das planárias, para o debate dos eixos, apresentação das propostas e eleição dos delegados e suplentes para a Conferência Estadual.

O evento contou ainda com a participação do vice-prefeito Alex Chaves, do presidente da Câmara de Vereadores, Renato Correia, do representante da SESAB e responsável pelo DIGI/SUS, Ricardo Mendes e Renata Assis, SESAB/ Divisa/Núcleo Regional de Saúde Extremo Sul, do chefe de gabinete, Gildeon Rosa, da secretária de Educação, Normélia Alquilina, do tesoureiro do município, Henrique Botelho, dos vereadores Rivelino, Gelson Piccoli, Agmar e Gutemberg Ferreira e da representante da sociedade civil do Conselho Municipal de Saúde, Sandra Regina.

As conferências municipais acontecem anualmente com temáticas definidas de acordo com o contexto atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui