Clínicas médicas capturam a biometria digital

Salvador – A partir da próxima segunda-feira (30/08), será implantado nas clínicas médicas em todo o estado da Bahia o sistema de captura biométrica dactiloscópica numa parceria entre o Detran e a Associação Baiana de Clínicas de Trânsito (ABCtran).

Após o sucesso na implantação da biometria digital nos Centros de Formação de Condutores (CFC´s), a tecnologia chega às clínicas credenciadas para que a identificação feita na abertura dos serviços no órgão seja comparada no momento do exame. Esta ação pretende combater, de forma mais eficaz, as possíveis fraudes na obtenção, renovação, adição ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Este sistema de biometria digital implantado nas clínicas, permite aos peritos enviarem os resultados dos exames e/ou avaliações. Com isso as clínicas e os peritos garantem ao Detran que quem está sendo examinado (exame médico ou avaliação psicológica), é a pessoa que abriu o serviço, bem como o perito que está dando o resultado é um profissional credenciado para função.

Para a presidente da ABCtran Dra. Graça de Faria, a implantação da biometria digital vem agregar valor ao sistema já existente, no qual o perito médico e psicólogo faz sua identificação biométrica, dando-lhe a certeza de que foi realmente o autor da perícia. A coleta da impressão digital do usuário para serviços da CNH, vai proporcionar um clima de segurança e tranquilidade ainda maior, pois teremos a certeza que a pessoa periciada é realmente a que consta no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). E toda a sociedade ganhará com isso, pois inviabilizará fraudes na realização das perícias, declara.

De acordo com o diretor de habilitação do DETRAN-BA, Márcio Blanco “o novo sistema visa um maior controle dos candidatos, combatendo assim, qualquer possibilidade de esquema de fraude na emissão do documento. É importante destacar que cada clínica ficará responsável pela implantação do Sistema biométrico.

Ao cumprir essas medidas de acordo com as exigências do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)- Resolução 249/2007 E 287/2008, o Detran dá mais um passo rumo a moralização da emissão da Carteira Nacional de Habilitação no País, e se coloca a frente utilizando tecnologia de ponta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui