Cláudia Oliveira (PSD) lidera intenções de voto para Prefeitura de Porto Seguro em 2024

Cláudia Oliveira (PSD) lidera intenções de voto para Prefeitura de Porto Seguro em 2024
Da esquerda para a direita, em ordem alfabética: Alyson Montezano (Novo), Cláudia Oliveira (PSD), Gabriella Borges Nega Van (PSOL), Janio Natal (PL), Luigi (PSDB). Fotos: Divulgação/TSE

A corrida eleitoral para a Prefeitura de Porto Seguro em 2024 ganha novos contornos com a divulgação dos resultados da pesquisa de intenção de voto registrada sob o número BA-08186/2024.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto, Cláudia Oliveira (PSD) desponta como favorita na preferência do eleitorado, com 43,8% das intenções de voto na modalidade estimulada, colocando-a à frente do atual prefeito, Jânio Natal (PL), que aparece com 24,5%.

A pesquisa, contratada pela F5 Comunicações e Consultoria Ltda, ouviu 747 eleitores e apresenta uma margem de erro de 3%, com um nível de confiança de 90%.

Além das intenções de voto, a pesquisa também mediu a expectativa de vitória, independentemente do candidato escolhido pelo eleitor. Nesse quesito, Cláudia Oliveira novamente se destaca, com 47,9% dos entrevistados acreditando que ela será a próxima prefeita de Porto Seguro. Janio Natal aparece com 26,6%, seguido por Luigi com 8,0%.

Em termos de voto espontâneo, quando o eleitor responde sem a apresentação de uma lista de candidatos, Cláudia Oliveira mantém sua liderança, com 39,9% das menções, enquanto Janio Natal registra 22,9%. Luigi figura com 12,2% e Alyson Montezano com 0,4%.

Um total de 21,2% dos entrevistados declarou não saber ou não responder, enquanto 3,4% afirmou que votaria em branco ou nulo.

Os resultados da pesquisa refletem uma consolidação da candidatura de Cláudia Oliveira, que já administrou o município em mandatos anteriores e parece manter forte apoio entre os eleitores de Porto Seguro. A corrida eleitoral, no entanto, ainda pode passar por mudanças, uma vez que 12,2% dos entrevistados na modalidade estimulada ainda não decidiram seu voto.

Como identificar se uma pesquisa foi devidamente registrada no TSE

Para garantir a legalidade e a transparência de uma pesquisa eleitoral, é essencial verificar se ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Toda pesquisa realizada em período eleitoral deve ser registrada no TSE até cinco dias antes da sua divulgação.

O registro inclui informações como a metodologia utilizada, o período de realização, o número de entrevistas, o contratante e a margem de erro. Você pode verificar essas informações acessando o site do TSE (CLIQUE AQUI) e inserindo o número de registro fornecido pela pesquisa.

No caso da pesquisa mencionada, por exemplo, ela está registrada sob o número BA-08186/2024.

Acesse a divulgação completa da pesquisa, clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui