Cirurgia

Cirurgia

Cirurgia (do latim chirurgiae, trabalho manual), também chamada “procedimento cirúrgico”, é qualquer tipo de procedimento no qual o cirurgião e sua equipe realizam uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente para diagnosticar, tratar ou curar doenças ou traumatismo.

Recentemente passei por um procedimento cirúrgico devido a
uma hérnia inguinal e, como nunca tinha realizado nenhum tipo de cirurgia, realmente foi bastante tenso, tomei anestesia geral, que é uma delícia. Sério.

Bem, óbvio que prefiro nunca mais ter de precisar de anestesia geral, mas que é bom, é. Você sabe que vai sentir dor e, antes que a desgranida sobrevenha, toma a anestesia, dorme e só acorda depois que passou. É maravilhoso.

Voltando a minha cirurgia, respondi a enfermeira um questionário de rotina sobre minha identidade e meus antecedentes de saúde, minha companheira pegou meu celular e apertou minha mão esquerda, até o médico fazer um exame muito rápido no abdômen.

E, lá estava eu, deitado na maca, na sala de cirurgia e o anestesista começou a me explicar o que aconteceria. Ele foi falando e, enquanto falava, administrou a primeira droga. Já senti algum torpor e, ao erguer levemente a cabeça, vi todos aqueles médicos e enfermeiros ali, me olhando detrás dos seus aventais.

Tento pensar naquele momento e divisar a realidade da imaginação, mas as lembranças se embaralham. Do que tenho certeza é que falamos sobre futebol. Só que, em seguida, alguém fez uma observação sobre a situação do país, algo de política. Neste instante, dormi.

Ao acordar, deitado na cama, os médicos me rodeavam, sorridentes e uma das primeiras frases que eu disse, ainda com a voz pastosa, foi: “Cumprimente o anestesista! Não estou sentindo dor! Viva o anestesista!”

E, depois, emendei um monte de bobagens. Tenho convicção de que foram bobagens, mas não recordo de que tipo e, hoje, ao tentar relembrá-las, me confundo. É que falo bobagens sobre muitas coisas, tudo é possível. De qualquer forma, adormeci outra vez e, quando despertei, foi para continuar a vida normal.

Uma vida sem anestesia.

Oh, como é dura a vida sem anestesia!

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe semanalmente no site www.osollo.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui