Ciretrans de Teixeira e Itamaraju adotam identificação digital

Eunápolis e Porto Seguro serão as próximas

Na segunda-feira (12 de julho), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) promoveu mais uma etapa de implantação do Sistema de Identificação por Impressão Digital (Sidtech) na Bahia. Dessa vez, a nova tecnologia faz fazer parte da rotina dos candidatos à habilitação que estão matriculados nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) localizados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Teixeira de Freitas e Itamaraju. Já no próximo dia 19 de julho, o sistema vai funcionar em Cachoeira e Cruz das Almas.

Os CFCs de 12 Ciretrans – Salvador, Camaçari, Simões Filho, Candeias, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana, Santo Amaro, Itaberaba, Ipirá, Conceição do Coité e Serrinha – já estão funcionando com as ferramentas básicas para a validação da frequencia dos candidatos, como um computador com acesso à internet e o programa (que inclui o software, leitor digital e câmera). O monitoramento é realizado tanto das aulas teóricas como práticas.

O que muda com o Sidtech é que agora, as velhas listas de presença que tinham de ser assinadas pelos alunos foram trocadas por um aparelho que colhe a impressão digital do candidato, no início, intervalo e final das aulas, mantendo uma conexão online com o Detran. Isso significa que o aluno deve registrar a presença três vezes por dia. Quem não completar a carga horária fica impedido de receber o certificado e de tirar a habilitação.

O controle de presença não atinge apenas os candidatos à 1ª habilitação. Aqueles que vão fazer renovação, adição ou mudança de categoria também estão enquadrados no novo método.

Para o diretor geral do Detran-Ba, Adriano Romariz, mais uma grande etapa será concluída pelo órgão. “Os próximos CFCs que vão receber o Sidtech serão aqueles localizados em Porto Seguro e Eunápolis. O nosso intuito é promover uma melhor gestão para os CFCs, maior velocidade de informação e menos burocracia, visando a qualidade no atendimento aos usuários e a prestação de um serviço de qualidade”, afirmou.

Retrospectiva

A Portaria nº. 1468, que regulamenta o Sidtech foi publicada no dia 1º de setembro de 2009, no Diário Oficial do Estado da Bahia. Antes dela, outra portaria havia sido publicada pelo Detran-Ba para exigir que, a partir do dia 1º de agosto, a abertura do serviço de primeira habilitação junto às unidades do Detran-Ba e SAC’s deveriam ser realizados antes da matrícula nas auto-escolas, por conta da necessidade das capturas visual e digital dos candidatos.

 

Fonte: Ascom do DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui