Ciência comprova o dia e a hora que “o sol parou”, como diz a Bíblia

Ciência comprova o dia e a hora que “o sol parou”, como diz a Bíblia

Já passou a época em que se acreditava que a fé e a ciência não podiam caminhar juntas. Esse equívoco ultrapassado começou a ganhar cada vez mais força conforme a tecnologia humana foi avançando, e descobertas que até então deveriam banir as religiões, serviram para fundamentar e dar ainda mais autoridade ao que a Bíblia, por exemplo, afirma há milhares de anos. Dessa vez, três cientistas israelenses descobriram que o relato bíblico de que “o sol parou”, de fato, aconteceu.

Com base em dados obtidos da NASA, cientistas da Universidade Ben-Gurion do Neguev, em Berbesá, Israel, descobriram não apenas que o relato bíblico descrito em Josué 10:12-14 realmente aconteceu, como também o dia e a hora exatos do fenômeno. Veja o trecho bíblico:

“No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom!’ O Sol parou, e a Lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O Sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs”.

A equipe de cientistas, chefiada pelo Dr. Hezi Yitzhak, afirmou que o acontecimento se trata de um eclipse, e ele aconteceu exatamente em 30 de outubro de 1207 antes de Cristo, às 16:28 horas da tarde. Com base nos dados obtidos, eles descobriram que apenas um eclipse aconteceu entre os anos 1500 e 1000 a.C, o que coincide com a chegada dos israelitas no local onde ocorreu a batalha descrita na bíblia.

Se o sol parou, não deveria haver luz?

Um pequeno detalhe na tradução do texto bíblico tem confundido os leitores, o que rendeu algumas dúvidas e críticas sobre a descoberta, já que no eclipse a lua bloqueia a luz do sol, trata-se do termo “o sol parou”, ou “se deteve” (depende da tradução). Segundo os cientistas, no texto original a palavra equivalente seria “dowm”, cujo sentido correto é “tornar-se escuro”.

Ou seja, segundo o estudo publicado em uma edição da Beit Mikra: Revista para o Estudo da Bíblia e seu Mundo, o relato bíblico não se refere a um dia iluminado, mas sim escuro. Se essa compreensão for a correta, significa então que os israelitas venceram a batalha favorecidos pela escuridão e não pela claridade do sol.

Fonte: Gospel Prime

64 COMENTÁRIOS

  1. Kkkkk… Querem desmercer o poder do Deus da bíblia a todo custo! O sol, deteve – se ( prá nós que estamos na terra, embaixo. ), por quaseeee o dia todooo de acordo com a bíblia. Eclipse é rápido em relação a expressão o dia todooo ( o que já é um milagre! ), ou seja; outro milagre…, Josué sabia do eclipse e disse para o sol parar e a lua deter-se?! ( eita sô ). Mais um pequenino detalhe; O texto biblico diz que, NUNCA houve e NUNCA MAIS haveria coisa semelhante! Pergunta já tivemos quantos eclipseses (antes e depois ), mesmo?! Querem desmerecer o milagre e o poder que Deus e a autoridade data aos homens que O buscam. Ciência e cientistas tolos! A fé remove montanhas no literal mesmo! Crê tu nisto?!

    • Segundo aprendemos a terra gira em torno do sol , e tudo que conhecemos gira em torno do sol… Porém o sol está parado . Então acreditamos que na verdade o Universo todo parou. Tudo Ficou parado por quase um dia inteiro.

      • A Verdade Concreta é q todo o universo parou.oque isso quer dizer ?
        I.Corintios.12.10-operação.d.maravilhas
        Alteração sobrenatural q altera as léis estabelecidas por DEUS,na natureza e no universo

    • Naquela época o homem ainda não tinha descoberto que a terra é que gira em torno de si mesma formando os dias e as noites. Sendo assim o relato foi feito com o conhecimento da época de uma forma que todos entenderiam. Portanto foi a terra que parou, mas dizer isso não iria ajudar em nada naquela época. eles não iriam entender, portanto a melhor forma de descrever o fenomeno sem trazer confusão foi: O Sol parou. Simples assim.

    • o escrito bíblico tem a perspectiva do observador (o homem) portanto para quem está na superfície da terra, o Sol que parece se mover; por isso dizemos que o sol nasce e se põe ainda hoje.

    • A terra não se move
      É ilusão para alterar a palavra de Deus
      Quem se move é o sol sim
      Através de portais,
      Onde q a Terra ia se mover kkk e a gente não ia sentir nada.
      O sol parou pq através da oração ele deixou de passar por outros portais

    • Na cabeça de Josué, quem se movia era o sol e a lua, não a terra! Mas Deus entendeu seu clamor, e sabia oq Josué estava querendo dizer, então Deus parou a terra para q ganhassem a luta.
      E a história é bem complexa tbm, o povo de Josué estava no vale da aijalom, e o outro povo estava no vale de giboa, eles tinha q subir a montanha pra guerrear…a gente vê a lua e o sol juntos não vemos? Msm o sol aparente e a lua tbm, foi exatamente pq Deus parou a terra por 1 dia, 40 minutos a terra ficou parada por conta da oração de Ezequias, e 23 horas e 20 minutos por conta da oração de Josué…voltando…o povo do vale de giboa tinham a visão muito frágil, e ardia os olhos por conta do sol, então tinha q subir o vale, porém os olhos começaram a arder muito, o sol ficou pro lado do povo de giboa, e a lua pro lado do povo de Josué, então o povo de giboa com dor nos olhos começaram e se matar, e durou 23h e 20 minutos. O povo de Josué nem precisou lutar.
      Pra vcs verem q Deus faz de Tudo por nós, e não conseguimos lutar sem ele, até pq qm luta por nós é ele.

    • eu acredito. como acredito que baleia engoliu Jonas.e se falasse tb em que Jonas tinha engolido a baleia tbem acreditava pq não?.pq eu sei da onde Deus me tirou e só Ele pra fazer isto diabo me escravizou por 20 anos .mas jesus me deu vida e vida com abundância então eu acredito que o sol parou gloria a Deus .por isto.

    • meu amigo leonardo com todas as provas que ha voce ainda tem a duvida que a terra é uma esfera não se prenda a uma unica ideia procure estudar e conhecer a verdade não se exponha ao ridiculo

  2. Sei que dele por ele é para ele são todas as coisas !
    Sabemos que existem anti cristos mesmo antes do citado na biblia aparecer ,mais ta pra nascer alguém pra provar que todos o relatos bíblicos não aconteceram e ainda vão acontecer ,quem viver verá,aconselho a quem duvida estudar a Bíblia.
    Eu já vi ateu mudar de opinião e hoje ser livre de todas as prisões e dúvida sobre a vida (Deus)
    A resposta pra tudo basta estudar!

  3. Um certo pai explicava para seu filho que “na verdade” o mar vermelho era um córrego que tinha este nome e não um mar de verdade. O garoto ficou pensativo por algum tempo ali na presença do pai que ficou intrigado com a expressão do rosto da criança e perguntou: -O que foi meu filho? Por quê estás pensativo? E a criança respondeu: – Agora creio mais ainda no poder de Deus. Pois como num córrego morreram todos os cavalos e soldados do exército de faraó?

  4. Como ainda não se tinha muito conhecimento na época sobre ciência, não concordo com teoria de homens , nem todas deixando claro , mais quem gira é a terra em torno de ci mesma e em torno do sol , o senhor deu sadedoria ao homem , foi escrito dessa forma na Bíblia pq não se tinha muito conhecimento como hj , como a terra parou de girar o sol ficou parado e a lua também . Mais foi um glorioso milagre do senhor dos exércitos ??

  5. Bom eu creio na palavra de Deus pra ela isso foi um exemplo pois ele já sabia que o homem ia desmentir a biblia tem muitos cristão que não acredito no que ve imagina se ele ler o livro do profeta Ezequiel capítulo 37

  6. Paulo Silva Cerqueira Deus é inexprimivel Se Deus teve a capacidade de fazer uma obra prima como você por qual motivo não teria o poder de realizar o fenomeno pos ele Disse que quem assentou o alicerce da terra foi ele

  7. Boa noite!a a bíblia fechada é somente um livro.;mais!ela aberta é a boca de Deus na terra,escuto muitas pessoas dizer q já leu a bíblia do começo ao fim,e continua duvidando do q leu.se olharmos bem oq diz as escrituras,já não é questão de quem acredita ou não,a verdade está nela cada desgraça, doenças, ranger de dentes,mostra a podridão do mundo,se as pessoas acreditassem como elas acreditam em super tição, não teríamos mais debates há! respeito dos milagres de Deus,oq faz por muitas das vzs é a fé q temos pra acreditar q alguém ou um familiar ficará curado,de uma doença grave é a fé no acreditar,esperança,aí sim o milagre acontece,ele o Grande Eu Sou vê sua fé e faz acontecer.fiquem na paz de Deus.O Grande Criador.

  8. Pois tudo que esta escrito na biblia e verdade. Gostaria de saper qual è o significado de “yeshua sol il x ” Alguem poder me responder obrigado. Vai ainda acontecer algo de estranho no sol

  9. Talvez neste dia a lua era nova. A lua nova nós a vemos durante um dia e também ensolarado, então Josué deu ordem ao sol e também a lua porque a viu. Então o dia parou completamente, ou seja, o relógio! Deus é tremendo!!! Eu creio porque já contemplei muitos milagres e prodígio de Deus!!! A Ele toda a glória e honra para todo sempre, amém!!!

  10. Deus soberano! Acima de tudo! Jesus nosso representante ao lado do pai! Tentam oculta seu poder. Temos tantas histórias. Mais vou perguntar a Bíblia ensina ou vai ensinar alguém ser alguém a ser algo Ruin?! Não sempre o melhor!

  11. O homem nasceu mau e suas obras são sempre de abominação crer que Deus fez isso é sentir-se nu no paraíso. Mas chegará o grande dia em que toda a nação confessará que Deus é Deus e muitos correram para se esconderem nas montanhas e pedirão para que as mesmas desmoronem sobre suas cabeças porque a glória de Jesus está sobre a terra. Arrependam-se em quanto a tempo o noivo está chegando,

  12. Sempre entre nós haverá discordância por causa das diferentes crenças e culturas . Mas devemos mesmo é respeitar nossos irmãos e confiar fielmente em nosso poderoso criador porque esse é nosso dever.thalbgd

  13. Se não estivesse escrito em Isaias 40.22 que DEUS se assenta sobre o circulo da terra…e em outra tradução diz ; … (sobre o GLOBO da terra), talvez eu admitiria questionar se a mesma é quadrada ou redonda.

  14. Quanta gente da cabeça de prego 😂 querendo questionar o poder do Eterno com a sabedoria desses cientistas babacas que não sabem nem que dia é hj.se o Eterno mandou parar o sol e Lua pq são os dois que giram, se fosse a terra que girasse ele mandava parar a terra. pq parar uma coisa que já está parado? agora eu pergunto aos amantes da ciência humana qual foi o homem mais sábio de todos os tempos? se não sabem eu vou dizer, foi o Rei Salomão. ele escreveu: o Sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar de onde nasce. Eclesiastes -(1:5)se o Sol está indo e está voltando pro mesmo lugar de onde nasceu é pq é ele quem gira. aí os amantes da ciência humana vão dizer há!naquele tempo não existia a tecnologia que existe hj.conversa fiada rapaz os homens antigos eram mais sábios do que os hj. os cientistas querem saber as coisas lá de cima se nem sabem as daqui de baixo 😜 até hj eles não sabem como foram feitas aquelas pirâmides do Egito construídas há mais 4.500 anos, não sabem também como foram construídas as Fortalezas incas com imensos blocos de pedras perfeitamente encaixadas.essas coisas estão na cara deles aqui, e não sabem. como vão saber as coisas lá de cima? agora vejam bem as lorotas que eles contam: dizem que o sol é 109 mil vezes maior do que a terra, no sol cabem 1,3 milhões de planetas terra.1.300.000.000 vc já parou pra pensar como deve imenso o nosso sol? já parou também prá pensar como é grande a mentira desses caras? eles inventam umas aí que eu morro de ri, eles sabem coisas que aconteceram há milhões de anos atrás os caras não sabem o que estão na cara deles vão saber o passado profundo, ou o futuro? vão contar essas lorotas prá outros, prá mim não.eu acredito no passado no presente e no futuro que a bíblia diz, e não nesses que são como eu, que hj estão aqui amanhã ou qualquer HR caem duro e é colocado num pijama de madeira. só acredito naquele que fez todas as coisas, naquele que só ele é criador, só ele é onisciente onipotente e onipresente. e só ele é imortal, o Eterno. o resto é conversa pra boi dormir.

  15. A palavra de Deus diz: A sabedoria de Deus para o homem é loucura. E a sabedoria do homem para Deus é loucura. Prefiro a sabedoria de Deus. E você? Os cientistas é tão cegos que parecem que não ler o que escrevem. Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó Lua, sobre o vale de Aijalom!’
    Note que são dois lugares diferentes. O sol estava sobre gibeon, naquele momento. E a lua no vale de Aijalom. Isso estava acontecendo de forma natural. Não havia eclipse neste momento. Se o sol e a lua estivesse no mesmo lugar haveria um eclipse. Mas não estava. O dia acontecia normalmente. E então Josué ordenou em oração ao grande e tremendo Deus que o fenômeno acontecesse, até que Israel colocasse seus inimigos sobre escabelos dos seus pés. Então não foi um eclipse. Josué pediu mais tempo a Deus. E Deus encompridou o dia. Mas este milagre, embora grande, se você parar para analisar, vais vê que não foi só isso que foi feito. Pois olhando da terra, parece que o sol que se movimenta, mas não é, e todo mundo sabe, que a terra tem um movimento de rotação e translação. O sol a mesma coisa. A lua de translação. A via láctea de translação. E as outras galáxias também de translação. Tudo em um movimento sincronizado.
    Agora pense! Se Deus paralisou a lua e o sol, aos nossos olhos. O que não aconteceu no universo todo? Com certeza parou tudo. Isso é milagre extraordinário ou não? Ou Para! Deus é Deus sobrenaturalmente, papai!

  16. Deus tem todo poder para fazer a terra parar de girar, porque se afirmam que seria um dia escuro ISRAEL perderia a guerra, porquanto os inimigos conheciam o lugar melhor que eles por isso Deus parou a rotação da terra, a bíblia afirma: “[…]por um dia inteiro “(Js 10.13).

  17. Um desses deuses, e um que exige nosso amor, nossa adoração e admiração, deu a seu povo escolhido, como guia, asseguintes leis de guerra: “Quando vierdes para uma cidade à noite para lutar contra ela, então proclamais paz nela. Edeverá ser que em resposta da paz, e abre-se em vós, então todas as pessoas que moram lá deverão ser vossostributários, e eles deverão servir a vós. E se não fizerem paz convosco, mas fizerem guerra contra vós, então devereisvencê-los. E quando o Senhor vosso Deus os liberar para vossas mãos, devereis atingir cada homem com a ponta davossa espada. Mas as mulheres e crianças, e o gado, e tudo o que há na cidade, todo o espólio que sobrar, devereistomar para vós, e devereis comer o espólio dos vossos inimigos que vosso Deus deixou para vós. Então devereis ir a todacidade situada distante de vós, que não forem cidades dessas nações. Mas das cidades desses povos que o Senhor vossoDeus deu como herança, não devereis deixar vivo qualquer ser que respira.” É possível para o homem conceber algo mais perfeitamente infame? Poderá você acreditar que esses comandostenham sido dados por um ser que não seja infinitamente cruel? Lembre que o exército que recebeu estas instruções é oinvasor. Paz era oferecida com a condição de que os derrotados se tornassem escravos dos invasores; mas se qualquerum tivesse a coragem de defender seus lares, lutar pelo amor de suas esposas e filhos, então, a espada não pouparianinguém — nem mesmo um inocente e balbuciante bebê.

    • Edson!
      Também outrora passava dessa mesma forma: como um Deus de amor seria tão cruel ao ponto de mandar exterminar mulheres, crianças e bebês? Através do conhecimento das revelações das Escrituras , longe ddesse sistema religioso, foi que obtive muitas respostas. Procure no YouTube: Multiverso da Bíblia Samuel Benini, Luiz Miguel – YHWH, Cosmologia Bíblica.
      O Criador te abençoe!

  18. Estou aguardando a próxima “viagem a lua é a descoberta do espaço pela NASAiluminat, sendo que não desvendaram nem 4 % dos oceanos? É pra rir, kkkkkk . Deus confunde os que se dizem ter a sabedoria desse mundo caído e insistem em negar o Criador e as Escrituras, mundo tomado pelo engano.

  19. Não entra na minha mente que alguém foi à lua, tudo conversa desses cientistas maluco que não sabem nem qual dia é hj.
    A biblia diz que o sol parou em Gibeão e a lua em Aijalom , então eu creio somente .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui