China

A China é o terceiro maior país em extensão, e possui a maior população do mundo com 1,39 bilhões de habitantes. Li o livro do cartunista e jornalista Henfil que relatou os dias passados na China, quase um ano depois da morte de Mao Tsé-Tung em 1977. Que fez a revolução cultural, com a aproximação dos Estados Unidos e o início da economia de mercado socialista e é a maior credora dos Estados Unidos com mais de um trilhão de dólares de crédito da dívida americana. Henfil descreve o choque cultural, político, social e humano de estar num mundo de um bilhão de comunistas. Hoje, a China aparece como grande vilã após o surgimento do coronavírus, em um mercado de animais vivos. Aqui onde moro sei pouco do cotidiano de um chinês, e infelizmente, a visão que se tem ainda reflete o preconceito e a ignorância  que temos, mas existem comunidades chinesas em Salvador, e são fechados, só casam entre eles e procuram preservar a língua do seu país, mantendo sua cultura, existido muitos restaurantes na área da Sete de Setembro.

Fiquei impressionado com a construção de um hospital em dez dias, no combate ao coronavírus na cidade de Wuhan, então a compressão deste mundo que apesar de fechado mostrou força e poder, com o controle da pandemia rapidamente é impressionante, claro que passando por cima das liberdades individuais e  seguindo leis rígidas. Nunca fui a China, então tudo cai quase que imediatamente num vácuo teórico. Como é difícil entender o povo oriental na sua secreta luta para garantir a sobrevivência, lá  eles vivem  outra realidade. A armadura que o regime comunista construiu em torno do seu povo, sem transparência, disseminou o coronavírus.

As  medalhas e os troféus da rápida vitória do controle da pandemia foram manchadas pela falta de transparência no seu surgimento. Coisas que ficam da China é a visão de um país que será a grande potência mundial em breve.

*João é natural de Salvador, onde reside. Engenheiro civil e de segurança do trabalho, é perito da Justiça do Trabalho e Federal. Neste espaço, nos apresenta o mundo sob sua ótica. Acompanhe no site www.osollo.com.br.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui