Childhood Brasil retoma ações para 2014 na Bahia

Neste mês de março, a Childhood Brasil, retoma a agenda de ações de formação e sensibilização sobre a temática do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado da Bahia. O Projeto Proteção em Rede – realizado pela Childhood Brasil, em parceria com as empresas Stora Enso, Veracel, o Instituto Tribos Jovens e as prefeituras municipais de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis/Bahia – promove nos dias 24 a 27 deste mês, uma série de reuniões e encontros com os Comitês Gestores dos municípios envolvidos e também Oficinas de Formação Continuada para profissionais que atuam na defesa e proteção dos direitos da infância.

Toda a agenda de ações do Projeto Proteção em Rede para 2014 está alinhada com as demandas já apresentadas pela gestão local, por meio do Programa Território de Proteção, cuja parceria vem apresentando resultados significativos desde 2006, com o Espaço de Proteção Integral até os dias de hoje com a execução do Projeto Proteção em Rede na região da Costa do Descobrimento da Bahia.

Entre as principais atividades programadas para próxima semana estão:

Encontros dos Comitês Gestores (24 e 25/03)

São reuniões realizadas em cada um dos três Comitês Gestores, composto por representantes do Sistema de Garantia de Direitos e instituições que atuam na com crianças e adolescentes, como secretarias municipais, conselhos de direito e tutelares, ministério público, organizações não governamentais e sociedade civil. Entre os pontos de pauta será discutida a realização de um grande seminário que deve contar com a participação do setor turístico da região (empresários da rede hoteleira, pousadas, bares e restaurantes), como parceiros fundamentais para a prevenção à exploração sexual. A programação tem início com um café da manhã, seguido de roda de debate na qual serão apresentados alguns resultados e perspectivas do Projeto. Num segundo momento, os participantes devem discutir qual o papel e funcionamento dos Comitês Gestores e as etapas para elaboração dos Planos Municipais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes nos três municípios em questão.

Oficinas de Formação Continuada (26 e 27/03)

São capacitações sobre as temáticas relativas à Proteção, Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades terão uma carga horária de oito horas aula e também serão realizadas em cada um dos três municípios, dando continuidade a um processo de formação já iniciado em 2013.

AGENDA DE AÇÕES MARÇO/2014

PROJETO PROTEÇÃO EM REDE NA BAHIA

ENCONTROS DOS COMITÊS GESTORES

24/03 (segunda)

8h30 às 12h30

SANTA CRUZ CABRÁLIA

Rua Turmalina, 130, Mirante da Coroa (por trás da Prefeitura)

24/03 (Segunda)

14h às 18h

PORTO SEGURO

CEAME – Rua Itagiba, 67, Centro

25/03 (terça)

8h30 às 12h30

EUNÁPOLIS

INSTITUTO CENSO – Rua Demétrio Couto Guerrieri, 470, Centro

OFICINAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA

 

26/03 (quarta)

8h às 17h

EUNÁPOLIS

INSTITUTO CENSO – Rua Demétrio Couto Guerrieri, 470, Centro

27/O3 (quinta)

8h às 17h

SANTA CRUZ CABRÁLIA

Rua Turmalina, 130, Mirante da Coroa (por trás da Prefeitura)

27/O3 (quinta)

8h às 17h

PORTO SEGURO

CEAME – Rua Itagiba, 67, Centro

 

 

Fonte: Ascom da Veracel

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui