Chega ao fim greve dos servidores da Justiça Federal na Bahia

Servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e das justiças Federal e Militar da União na Bahia decidiram pela suspensão da greve em assembleia realizada nesta quinta-feira, 15, no auditório do TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A partir de segunda-feira, 19, as atividades em todos os órgãos estarão normalizadas.

Os servidores estavam de braços cruzados há pelo menos 63 dias, e a população tinha acesso apenas a serviços emergenciais como análise de habeas corpus, liminares e mandados de segurança.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal (Fenajufe) já havia sugerido o fim da paralisação, após reunião com representantes dos sindicatos de todo o País no último sábado, 10, em Brasília, mas, além da Bahia, continuaram em greve funcionários dos estados de Alagoas e Mato Grosso.

Nos dias 12 e 13 deste mês, os funcionários do TRE suspenderam em 100% os serviços prestados à população em protesto a favor da aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Após a mobilização de 48h, os servidores do órgão voltaram a oferecer o efetivo mínimo determinado por lei de 30%, da mesma forma que o TRT e as justiças Federal e Militar da União, que não aderiram ao ato.

A categoria reivindica a aprovação do Plano de Cargos e Salários (PCS) e se posiciona contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/09, que congela os investimentos no setor público por dez anos. O projeto prevê que, neste prazo, não haverá aumento de salários, investimento na área de serviço público, nem realização de concursos.

Estratégia 

A Fenajufe decidiu suspender a paralisação nacional em defesa do PCS e retomar as mobilizações em agosto por conta do recesso parlamentar e do esvaziamento que ocorre no Poder Judiciário no mês de julho. A categoria optou pelo “recuo tático”, mas definiu que a retomada das mobilizações será no dia 4 de agosto com um “Apagão no Judiciário”.

Na Bahia, os servidores do TRE começaram a paralisação no dia 7 de maio. A Justiça Federal e o TRT iniciaram o movimento no dia 10 e a Justiça Militar da União a partir do dia 12 do mesmo mês.

Fonte: A Tarde On Line

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui