A Chapada Diamantina é um reduto de belezas naturais com mais de 50 tipos de orquídeas, bromélias e trepadeiras, além de espécies animais raras, como o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado na década de 80, atua como um protetor desta exuberância e de toda beleza natural da região. A última vez que fui lá, fiquei num empreendimento chamado “Casas do Capão” há cerca de 10 km da Villa do Capão, no meio da natureza.
Às vezes, precisamos da imersão na natureza, para purificar, para nos limparmos das chagas da metrópole. Existe sempre agitação e caos nas cidades grandes. Na chapada estamos a maior parte do tempo afastado da sociedade e de suas regras.
Vive-se em harmonia com os elementos da natureza, existindo explosão de cores variadas da flora e da fauna e as caminhadas e banhos nas cachoeiras, vivendo o silêncio na plenitude, já fiz vários passeios, entre eles, a cachoeira da fumaça, que caminhavamos por duas horas, fazendo bolhas nos pés e voltando quando o crepúsculo sereno tremulava sobre os morros, a noite a culinária local nos leva a diferenças sabores .
João Misael Tavares Lantyer