Certificação aperfeiçoa manejo sustentável de eucalipto

Por Jadilson Moraes

Certificação aperfeiçoa manejo sustentável de eucaliptoCom o objetivo de obter sugestões, críticas e comentários sobre o trabalho de manejo realizado pela Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX), a Bureal Veritas Certificacion (organismo de certificação de florestas) realizou reuniões públicas nas cidades de Porto Seguro e Itagimirim, nos dias 23 e 24 de abril.

Representantes da sociedade civil e de instituições governamentais participaram das reuniões públicas, discutindo o Sistema Brasileiro de Certificação Florestal (CEFLOR).

Durante o evento a ASPEX recebeu o certificado florestal de manejo de plantações de eucalipto, o que atesta a sustentabilidade do processo.

A meta do manejo florestal realizado pela ASPEX é abastecer a unidade industrial da Veracel Celulose com madeira de eucalipto em regime sustentável, de alta qualidade e de baixo custo.

A certificação florestal fornecida ao segundo grupo (G2) de produtores da ASPEX contempla um conjunto de requisitos básicos que já estão sendo desenvolvidos pela Associação. O sistema é firmado através de um processo gradativo de certificação em grupo, tendo a Veracel Celulose como parceira e administradora da certificação do grupo.

As novas áreas licenciadas da ASPEX abrangem o total de 3.939,62 hectares e estão localizadas em seis municípios das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia (Belmonte, Guaratinga, Itagimirim, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália).

O relacionamento dos produtores com a população circunvizinha busca qualidade através da realização de programas e projetos que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, englobando questões econômicas, sociais e ambientais.

Além de garantir a sustentabilidade e o cumprimento das regras e exigências da CEFLOR, a Veracel tem ampliado a tecnologia e fornecido assistência técnica aos produtores de eucalipto, visando minimizar eventuais impactos ambientais negativos causados pela produção de celulose.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui