Por Jadilson Moraes
Com o objetivo de obter sugestões, críticas e comentários sobre o trabalho de manejo realizado pela Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX), a Bureal Veritas Certificacion (organismo de certificação de florestas) realizou reuniões públicas nas cidades de Porto Seguro e Itagimirim, nos dias 23 e 24 de abril.
Representantes da sociedade civil e de instituições governamentais participaram das reuniões públicas, discutindo o Sistema Brasileiro de Certificação Florestal (CEFLOR).
Durante o evento a ASPEX recebeu o certificado florestal de manejo de plantações de eucalipto, o que atesta a sustentabilidade do processo.
A meta do manejo florestal realizado pela ASPEX é abastecer a unidade industrial da Veracel Celulose com madeira de eucalipto em regime sustentável, de alta qualidade e de baixo custo.
A certificação florestal fornecida ao segundo grupo (G2) de produtores da ASPEX contempla um conjunto de requisitos básicos que já estão sendo desenvolvidos pela Associação. O sistema é firmado através de um processo gradativo de certificação em grupo, tendo a Veracel Celulose como parceira e administradora da certificação do grupo.
As novas áreas licenciadas da ASPEX abrangem o total de 3.939,62 hectares e estão localizadas em seis municípios das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia (Belmonte, Guaratinga, Itagimirim, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália).
O relacionamento dos produtores com a população circunvizinha busca qualidade através da realização de programas e projetos que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, englobando questões econômicas, sociais e ambientais.
Além de garantir a sustentabilidade e o cumprimento das regras e exigências da CEFLOR, a Veracel tem ampliado a tecnologia e fornecido assistência técnica aos produtores de eucalipto, visando minimizar eventuais impactos ambientais negativos causados pela produção de celulose.