Certeza que vem do alto

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8.16)

Certeza que vem do altoQuem são os filhos de Deus? Complicado responder a essa pergunta. Por um lado o senso comum diz que todos somos filhos de Deus! Afinal, somos todos iguais e Deus é bondoso com todos. Em certo sentido é isso mesmo. Somos todos filhos da misericórdia de Deus, fruto de Sua ação criadora. Mas as Escrituras falam de um outro tipo de filiação: uma filiação por meio da fé em Cristo Jesus, que compromete nossa vida com a dele e muda quem somos. Uma filiação que envolve perdão de pecados, obediência a Deus e comunhão com o Espírito Santo.

Quem são então os filhos de Deus diante disso? Ainda é difícil responder, porque é preciso convivência, proximidade, para sabermos. E ainda assim podemos nos enganar. Em certas circunstâncias, como no convívio social ou nos encontros no templo, é fácil enganar e ser enganados. Só quem pode reconhecer realmente os filhos de Deus é o próprio Deus. Eles são apenas seres humanos, com virtudes e defeitos. Acertam e erram, ora têm certezas inabaláveis e ora, dúvidas. Mas há algo especial: vivem em comunhão com Deus. E é claro que isso os melhora bastante! Neles Deus, diariamente, está realizando uma obra muito boa, tornando-os seres humanos de verdade.

Quem são esses filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo? Que são esses, os perdoados, que vivem lutando para obedecer e que desfrutam comunhão com o Espírito Santo? Bem, há sinais que podem identifica-los como o amor e a misericórdia. Mas só Deus sabe realmente quem são. Por isso a questão importante é: eu sou um filho de Deus? Pois o Espírito Santo pode confirmar, testificar isso na vida de cada pessoa. Não podemos ter certeza quanto aos outros, mas podemos ter certeza quanto a nós mesmos. Uma certeza que vem do alto. Uma certeza acompanhada de evidências. Uma bendita certeza, num mundo cheio de ilusões e enganos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui