Na busca pela erradicação do trabalho infantil, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou em parceria com o Ministério Público do Trabalho a cerimônia de encerramento do “Prêmio MPT na Escola 2023” na última quinta-feira (27). O concurso, que teve como tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, foi uma iniciativa voltada para incentivar os estudantes a refletirem sobre essa questão social e contribuir para sua conscientização.
Os participantes do concurso apresentaram trabalhos autorais em quatro categorias distintas: conto, poesia, música e desenho. A comissão avaliadora teve como critérios fundamentais o respeito ao tema proposto, correção ortográfica, criatividade, objetividade e clareza das mensagens transmitidas nos trabalhos.
A cerimônia de premiação reconheceu o esforço de todos os alunos e escolas envolvidas, homenageando-os com troféus e medalhas. Contudo, além da celebração, o Prêmio MPT na Escola possui uma importância maior, pois os estudantes finalistas terão a oportunidade de representar Eunápolis na etapa estadual do projeto, ampliando o alcance da mensagem sobre a erradicação do trabalho infantil.
Entre os alunos finalistas destacados pelo júri do concurso, estão Cassiano Cesário Oliveira, da Escola José de Araújo Santana, na categoria desenho; Micleane Ramos, da Escola Fernando Alban, na categoria poesia; Felipe Costa de Aguiar, da Escola Horácio de Matos, na categoria música; e Vitória de Jesus Santos, da Escola Padre José de Anchieta, na categoria conto. “Seus trabalhos originais e inspiradores foram reconhecidos como exemplares no engajamento contra o trabalho infantil”, salientou a secretária de Educação, Telma Andrade.
“A iniciativa do Prêmio MPT na Escola demonstra a importância do trabalho conjunto entre instituições públicas e a sociedade civil para conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática do trabalho infantil. Com ações como essa, espera-se não apenas premiar talentos, mas também promover uma reflexão contínua e efetiva na luta pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo-lhes um futuro digno e livre de exploração laboral”, salientou a prefeita Cordélia Torres.