Casa incendiada, equipamentos queimados, cidade sem água: quem paga a conta, Coelba?

Casa incendiada, equipamentos queimados, cidade sem água: quem paga a conta, Coelba?
Casa pega fogo em Ibirapuã após ocorrência de oscilação de energia. Foto: Reprodução/Whatsapp

Problemas diretamente ligados às recorrentes oscilações do fornecimento de energia elétrica no Extremo Sul têm causado indignação a milhares de pessoas. Desde o começo do ano, acompanhamos os transtornos relatados por internautas e a sensação de que tudo tem ficado ‘por isso mesmo’.

Na tarde desta quarta-feira, dia 20, ocorrências do tipo foram expostas em redes sociais por moradores de diversas cidades. Os prejuízos em equipamentos elétricos foram apenas alguns dos episódios do descaso com a qualidade do serviço.

Casa incendiada

Em Ibirapuã, a residência do pedreiro Meirivaldo Rodrigues da Silva pegou fogo após um pico de energia por volta das 13 horas. Não havia ninguém na casa.

Coelba: Curto-circuito pode ter provocado incêndio em residência em Ibirapuã

Segundo informações, vizinhos sentiram cheiro da fumaça e arrombaram uma entrada do imóvel. Infelizmente, pouca coisa pôde ser feita. O fogo havia consumido peças de roupa; móveis, madeiramento e teto foram danificados.

Foi o segundo incêndio no mesmo bairro associado a quedas de energia. Coincidentemente, uma equipe da concessionária de energia estava na rua e apenas desligou o padrão da casa, direcionando o dono a procurar a empresa.

Equipamentos elétricos danificados

Pelas redes sociais, uma ‘enxurrada’ de reclamações sobre queima de eletroeletrônicos. Os internautas contam que, após a energia ir embora, ela retorna com maior voltagem, não suportada pelos televisores, receptores, telefones fixos, computadores, geladeiras, entre outros.

Casa incendiada, equipamentos queimados, cidade sem água: quem paga a conta, Coelba?
Foto: Reprodução/Facebook

Em Lajedão, Ibirapuã, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Medeiros Neto e outras localidades, consumidores encontraram dificuldades em formalizar pedidos de ressarcimento junto à Central de Relacionamento e à Ouvidoria da concessionária.

Casa incendiada, equipamentos queimados, cidade sem água: quem paga a conta, Coelba?
A empresa Lúcia Despachante relatou prejuízos. Foto: Reprodução/Facebook

Abastecimento de água interrompido em Teixeira de Freitas

Já na manhã desta quinta-feira, dia 21, a Embasa emitiu uma nota informando que o fornecimento de água foi interrompido na noite anterior, devido a danos sofridos em equipamentos elétricos do sistema de abastecimento. A causa foi exatamente as oscilações de energia elétrica.

“Técnicos da Embasa já estão realizando as manutenções necessárias e a previsão de conclusão dos serviços é no início da tarde de sexta-feira (22), quando o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa. Até que a situação seja normalizada, a Embasa recomenda que os moradores façam o uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares.” – disse a nota.

Quem paga a conta?

O jornalismo d’OSollo procurou inicialmente a empresa terceirizada Engelmig Energia Ltda. para esclarecimentos. Fomos redirecionados a procurar diretamente a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba).

Leia nota na íntegra: Coelba envia resposta sobre oscilações elétricas e prejuízos no Extremo Sul

Por outro canal de comunicação, a empresa orientou que, em caso de queima de equipamentos, o cliente deverá registrar o ocorrido na página de indenizações a danos elétricos [clique AQUI]. Para tanto, o cliente deve portar o número da conta contrato.

Em todos os casos, os procedimentos a serem adotados quando houver queda ou descarga de energia que acarretaram danos em aparelhos eletro-eletrônicos, são os seguintes:

Primeiramente, deve-se registrar o fato junto ao serviço de atendimento ao cliente da concessionária, mencionando detalhes como local, dia, hora e os eventuais problemas verificados [Disque 116]. Solicitar orientação.

Quando a solução da reclamação não for satisfatória ou estiver fora do prazo, anote o número do protocolo do registro anterior e entre em contato com a Ouvidoria. Quando acionada, a equipe da Ouvidoria faz o tratamento da reclamação, analisando o caso, construindo a solução junto a área operacional e enviando resposta ao cliente.

Internet: Portal Ouvidoria​​

Fone: 0800 071 7676

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