Casa Civil apresenta carteira de projetos do Novo PAC para representantes de banco asiático

Casa Civil apresenta carteira de projetos do Novo PAC para representantes de banco asiático
Casa Civil apresenta carteira de projetos do Novo PAC para representantes de banco asiático. Foto: ASCOM

Aperspectiva do Governo Federal é que o Novo PAC atraia mais um investidor internacional, o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação desse plano de investimentos, recebeu nesta terça-feira (5), o presidente da instituição, Jin Liqun, um dia após o executivo se reunir com o presidente Lula.

A agenda na Casa Civil terminou com uma perspectiva positiva de concretização de parcerias em projetos nas áreas de transportes, ferrovias e energia. Isso porque Jin Liqun afirmou que a instituição financeira projeta aplicar no Brasil U$$3 bilhões nos próximos dois anos.

De acordo com o ministro Rui Costa, a convergência entre o Novo PAC e a intenção do AIIB de investir em grandes projetos potencializará parcerias. “Em dez dias, nossa equipe técnica detalhará ao representante do AIIB no Brasil o status de cada projeto dessas áreas prioritárias de interesse. O ponto de largada muito positivo é que já temos a certeza de que eles querem financiar bons projetos, projetos estruturantes e isso o Novo PAC tem”, disse o ministro ao avaliar a reunião.

Ao apresentar os eixos do plano de investimentos, o secretário especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz, destacou que o Brasil está traçando uma nova rota ferroviária para dar vazão a maior produção de grãos do país, que abrange os estados de Mato Grosso (maior produtor) e Goiás. “O Brasil já estruturou uma grande ferrovia, no sentido Norte-Sul do país e agora faremos o cruzamento, ligando leste e oeste”, explicou Muniz. O ministro Rui Costa complementou que o Novo PAC colocará o Brasil em um patamar logístico diferenciado. “Vamos agora concretizar o sonho de ligar este país do [oceano] atlântico ao pacífico, o que aumentará, inclusive, as possibilidades de integração com o mundo asiático”, afirmou Rui Costa.

A reunião desta terça contou também com a participação da secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, do Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, e da equipe de direção do Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui