Um acidente com uma carreta carregada com 60 mil litros de álcool anidro tombou na noite desta quinta-feira (22) na BR -101 a 4 km do centro de Itabela, provocando danos ao meio ambiente. Parte do produto vazou do tanque e escorreu para dentro de um rio.
O motorista Ronaldo Santos Lins, de 44 anos, que sofreu apenas ferimentos leves, informou que os freios do veículo falharam provocando o acidente no km -737 da rodovia BR -101. Segundo a PRF o material é extremamente inflamável.
Moradores de um assentamento próximo ao local do acidente saquearam mais de mil litros do álcool. O saque só foi contido com a chegada da Polícia Rodoviária Federal. Os moradores mesmo correndo o risco de um incêndio, retiraram o combustível e estocaram em baldes e caixas de PVC. Era grande a movimentação de automóveis no assentamento, vindos de Itabela, em busca do álcool durante a noite.
A remoção da carreta do local do acidente será nesta sexta-feira (23) por técnicos de uma seguradora vindos de Linhares (ES). Eles vão aplicar um produto especial no interior do tanque e realizar o transbordo do que sobrou da carga.
Fiscais ambientais do IBAMA e do IMA da Bahia, vão avaliar se houve danos ao meio ambiente, se confirmado, a empresa transportadora será penalizada.
O álcool transportado no veículo seguia da Usina Santana Maria, em Medeiros Neto, extremo sul da Bahia, com destino a um posto de combustível na cidade de São Francisco do Conde.
Fonte: Giro de Notícias