O Diálogo do Cacau, fórum coordenado pela CARE Brasil no sul da Bahia, realizará no próximo dia 16 de maio (segunda-feira) o 1º Seminário de Políticas de Crédito para a Agricultura, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna (BA). O evento é uma ação do Fórum Diálogo do Cacau e tem como objetivo reunir todos os integrantes da cadeia de valor do cacau, empresas, produtores, institutos de pesquisa e extensão, ONGs e a comunidade acadêmica para discutir o crédito agrícola com o foco no fortalecimento e na sustentabilidade da cadeia de valor do produto no sul do Estado.
Serão discutidas as políticas de crédito para a agricultura e a inclusão do sistema produtivo cacau-cabruca (sistema ecológico de cultivo agroflorestal de plantio tradicional do cacaueiro sob as árvores da floresta) entre as lavouras a serem apoiadas pelo programa ABC. O seminário terá a presença de palestrantes do Banco Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Instituto Nordeste e Cidadania (Inec).
Durante o evento pretende-se apresentar informações concretas sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelas diversas modalidades de crédito para serem acessadas pelos produtores rurais, contemplando algumas linhas que fomentam a conservação ambiental e que podem ser consideradas para o sistema de cultivo agroflorestal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento.
O seminário está sendo coordenado pela CARE Brasil e conta com o apoio do Instituto Cabruca, Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nordeste e Cidadania e Faculdade de Tecnologia e Ciência de Itabuna.
Sobre a CARE Brasil
A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 70 países, a CARE beneficiou mais de 59 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 800 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu.
No Brasil, a CARE está presente em oito Estados, atuando em cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Acre, Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins); e na periferia das duas maiores metrópoles do país: Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, presta ajuda humanitária em desastres e implementa projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro: São Gonçalo (região da baixada fluminense), Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis (região serrana).