Caravelas realiza a 2ª Conferência Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural

Com o lema “ATER, agro ecologia e alimentos saudáveis”, Caravelas realizou a 2ª Conferência Municipal de ATER ontem (3), no salão de reunião da Câmara Municipal. O evento contou com representantes da sociedade civil, Poder Legislativo, Banco do Brasil, Fibria, Associações de Juerana, Espora Gato, Barra de Caravelas, São Benedito, Associação dos Praças da PM, NEDEX, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território Extremo Sul.

A Conferência tem como objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da ATER pública e da qualidade aos agricultores familiares do Brasil, visando ampliar a produção de alimentos para todos.

Na abertura a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Marina Portela, falou sobre os programas e políticas públicas do governo para o município, bem como a luta para continuar a implementar programas, como o PAA, que beneficiem a agricultura familiar.

O vereador, José Cruz dos Anjos (POPÔ), falou sobre a importância da 2ª Conferência para o município de Caravelas e explanou acerca dos programas de financiamento e linhas de créditos para agricultores e cooperativas.

A vereadora, Julinda Morais, falou sobre a importância dessa mobilização da sociedade e entidades para a organização da 2ª Conferência Municipal de ATER, e lembrou sobre indicação para criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e sobre a necessidade de fortalecimento da agricultura familiar.

O vereador, Watson Serafim Lopes, também falou da importância da 2ª Conferência Municipal ATER para o município de Caravelas. “É um momento impar para a sociedade civil organizada, e os agricultores falar dos seus anseios”.

Daniela Silva Ribeiro, representante do NEDEX, falou sobre ás etapas da Conferência para que as especificidades do município possam ser ouvidas a nível Nacional.

Após explanação das propostas apresentadas pelos grupos, foi realizada a votação para escolha dos representantes para a Conferência Territorial: do Poder Público, Julinda Morais Silva e Marina Pereira Portela; Alana Ídio Rocha da Associação Córrego do Braço do Sul; David Simões Soares do Fórum do Desenvolvimento Sustentável; Cláudio Olímpio da Associação dos Produtores de Espora Gato.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui