Caravelas: Rancho Alegre mantém tradições com os Festejos de São Sebastião

Durante os dias 20, 21 e 22 de fevereiro, o distrito de Rancho Alegre, em Caravelas, realizou o seu tradicional festejos em homenagem a São Sebastião, levando cultura, religiosidade, folclore e a tradição dos Mouros e Cristãos para sua comunidade e visitantes.

O público pôde prestigiar as apresentações teatrais dos Mouros e Cristãos vindos de Helvécia, distrito de Nova Viçosa, convidados para apresentarem dessa cultura. Como acontece a cada ano: a dança (luta entre mouros e cristãos) abrilhantou a comemoração. As narrativas de guerra são uma constante nas tradições populares brasileiras, e representam a atualização de memórias étnicas muito antigas.

As cruzadas entre cristãos e mouros, com a derrota e conversão dos mouros, foi tema muito apreciado pela catequese, e espalhou-se por todo o país como fábula do avanço do Catolicismo. Os festejos de São Sebastião em Rancho Alegre tiveram trio elétrico Top Rio, bandas, blocos, apresentações culturais e barraquinhas padronizadas com comidas típicas, bebidas, sanitários químicos, parquinho infantil, entre outros.

Nos intervalos entre apresentações das bandas eram realizados leilões de frangos assados. A Prefeitura Municipal de Caravelas na administração do prefeito Jadson Ruasz deu apoio para a realização dos festejos, em conjunto com as Secretarias de Turismo, Esporte e Cultura, Obras e Saúde, além assessoria de eventos do município que montou vasta programação a contento da população local e dos visitantes.

Na sexta-feira, 20 de fevereiro, teve a apresentação de Wanderlei dos Teclados, Trem Madeirada e Louca Paixão. Já no sábado, 21, foi a vez de Nu Love, Love Beat e Top 90. E no domingo, 22, a concentração e apresentação do tradicional bloco Turma da Cachaça sob o comando do agente comunitário de saúde Adalirio, além da procissão pelas ruas do centro do distrito; as embaixadas do Mouros x Cristãos; apresentação do bloco Mama África; show de Julio Roger e da banda Prakebrar, que encerrou os festejos de São Sebastião.

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui