A entrega dos 400 óculos completa o objetivo do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza em cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida dos alunos da rede pública municipal de ensino.
O projeto é uma idealização da Secretaria de Saúde de Caravelas, executado em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social e Cidadania.
O objetivo foi disponibilizar a oferta de diversas especialidades de saúde (pediatria, clínica geral, enfermagem, psicologia, odontologia, nutrição, exames laboratoriais e testes rápidos), além de serviços sociais e de cidadania (emissão de RG e CPF – com a gratuidade de fotografia -, atualização e cadastro em programas sociais, dentre outros).
Em quatro meses, foram mais de 6.400 procedimentos realizados em todos os distritos e na sede do município, com atendimento de todos os mais de 4500 alunos matriculados nas escolas da rede municipal de educação.
Foram 6.454 serviços realizados em Caravelas (1.354), Juerana (1.950), Rancho Alegre (1.250) e Barra de Caravelas (1.900), superando a meta inicial de oferecer até 4000 procedimentos.
A secretária de Educação, Jocivânia Caetano, parabenizou a iniciativa. “Me sinto muito feliz e grata de fazer parte desse projeto, iniciativa da rede de saúde, com cuidados tão importantes os alunos e suas famílias, prezando pelo bem-estar e a saúde de todos”, disse.
Já a secretária de Assistência Social e Cidadania, Ayna de Souza, enfantizou o acolhimento. “Foi uma ação que acolheu e cuidou dos alunos, num momento de pós-pandemia, quando surgiram tantas dificuldades, tantas tristezas e muitos novos problemas”, pontuou.
Para a secretária de Saúde, Marina Ramalho, “essa é, sem dúvidas, uma das maiores ações já realizadas no município, mostrando os resultados da boa gestão, da integração entre diferentes secretarias e muitos resultados positivos, com a promoção da proteção social, melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e do acesso facilitado à vários serviços especializados de saúde, garantindo direitos fundamentais do povo caravelense”, comemorou.
O prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, destacou a boa aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma ação realizada com recursos públicos obtidos através do pagamento de impostos (IPVA, IPTU, alvará e tantos outros), dinheiro que está sendo devolvido ao povo caravelense em forma de melhores serviços de saúde, estrutura moderna e requalificada em creches e escolas, maior investimento na melhoria da qualidade da rede municipal de ensino e acolhimento social de quem mais precisa”, falou.