O cumprimento da legislação e da valorização profissional foi muito comemorado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de saúde e de Agentes de Combate às Endemias do Extremo Sul da Bahia (SINDACESB), que luta pelos direitos da categoria nos treze municípios integrantes da microrregião.
O entusiasmo se deve ao fato de a Prefeitura de Caravelas realizar o pagamento dos serviços prestados pelos agentes de saúde e de endemias, referente ao mês de janeiro de 2019 (no último dia 30 de janeiro) já com a atualização do Piso Salarial Nacional (em 2019, elevado para 1.250,00), além do pagamento de 20% de Insalubridade, cumprindo a Lei 13.708/2018.
Com essa ação, Caravelas realiza um importante registro histórico como segundo município dos 417 da Bahia a realizar o pagamento com a atualização do piso nacional. No ano de 2014, quando foi aprovada a Lei Federal 12.994/2014, o município foi um dos últimos a pagar à cumprir a lei, situação bem diferente do que ocorre nos dias atuais.
Em reconhecimento dos esforços do município em cumprir suas obrigações legais, a diretoria do SINDACESB “vê no pagamento do piso um marco importante na valorização profissional da categoria, reconhecendo o compromisso da gestão municipal em conceder os direitos dos agentes, antes mesmo do repasse a ser feito pelo Ministério da Saúde”, comentou o Presidente do SINDACESB, José Félix.