Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado

Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado
Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado. Fotos: Ascom

Ponta de Areia foi o palco de um dos eventos mais emocionantes que já aconteceram em Caravelas, neste dia 30 de abril de 2023, o Ato Solene de assinatura do Projeto Logístico Multimodal da ferrovia Bahia-Minas, pela empresa Multimodal Caravelas (MTC).

Há muito tempo vem na memória dos antigos uma Caravelas cheia de oportunidades e de turistas, de progresso e desenvolvimento. Isso acontece porque lá em 1966, esses antigos viram o trem da estrada de ferro Bahia-Minas fazendo a sua última viagem e levando consigo os trilhos pelo caminho, garantindo que já não veriam a volta do trem por aquela ferrovia.

Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado

Agora, imagine que esses jovens de 1966, depois de 57 anos contando histórias saudosas sobre as oportunidades naquela época, escutem do quintal de suas casas que já está assinado o projeto que trará de volta a estrada de ferro das suas memórias, e melhor, com mais cidades envolvidas, e com o comprometimento de diversas autoridades dos municípios e estados envolvidos.

O projeto logístico só é possível graças a uma mudança bem relevante, já que em 1966 o motivo da desativação da ferrovia foi o baixo rendimento da estrada de ferro, agora o motivo não poderia ser outro se não o estudo das possibilidades de vários benefícios para todos os entes envolvidos.

Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado

Acontece que o fim da antiga linha ferroviária, cidade de Araçuaí, agora está no mapa global de fontes de lítio, um minério muito utilizado para baterias. Além disso, todo o percurso dos trilhos tem reservas extrativistas de diversos tipos: celulose, tubérculos, frutas, minérios, manufaturas e afins. Tudo isso com acesso ao mar pela cidade de Caravelas. O alto custo da reativação da ferrovia, em torno de 12 bilhões de reais, promete baratear o custo do transporte comercial em 30%, além de ter futuras pretensões de escoamento marítimo.

A cerimônia foi recheada de figuras públicas conhecidas, como o consultor da Multimodal Caravelas João Leite, o deputado estadual Jean Freire, o prefeito de Caravelas Silvio Ramalho, os prefeitos e vereadores das cidades envolvidas e demais convidados.

Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado

O caminho inicialmente previsto, sujeito à expansões futuras, passa pelo percurso iniciando-se na cidade de Caravelas (BA), dividindo-se em dois ramais entre as cidades de Teixeira de Freitas (BA) e Mucuri (BA), e segue percurso pelo município de Nova Viçosa (distritos de Argolo e Posto da Mata/BA), para finalmente entrar em Minas Gerais, com, sequencialmente, as cidades de Aimorés, Nanuque, Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

No entanto, a sujeição de expansões futuras se dá com certa rapidez, pela presença dos prefeitos das cidades de Alcobaça(BA), Salinas(MG), Virgem da Lapa (MG) e Novo Horizonte (MG) durante o Ato Solene.

Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado

A cerimônia formal e pública começou com uma apresentação das crianças da escola municipal Ede Santos, primeiro apresentando o Hino do Brasil, acompanhados da filarmônica de Caravelas, e o Hino de Ponta de Areia em seguida.

Logo após, deu-se início à recepção, por Silvio Ramalho, dos demais convidados de honra: os prefeitos, representantes ferroviários, representantes da equipe da Multimodal Caravelas, e até um antigo trabalhador da ferrovia Bahia-Minas.

Caravelas de volta aos trilhos: o retorno da ferrovia Bahia-Minas está confirmado

Durante a recepção ainda, cada um dos prefeitos teve a oportunidade de homenagear o evento e brevemente citar as suas opiniões, lembranças, contribuições e possibilidades futuras. Nas quais destacam-se as falas emocionadas do prefeito Silvio Ramalho sobre a busca pela reativação da ferrovia que ele propriamente encabeçou: “Um sonho, só é sonho quando se sonha só, mas quando nos reunimos em prol do progresso, tudo isso se transformou em realidade”.

Também houve casos de prefeitos como o Diógenes Timo Silva, da cidade de Virgem da Lapa, que, de fato, percorreram os caminhos da ferrovia Bahia-Minas enquanto ainda estava em atividade, e se emocionou ao lembrar do barulho do trem.

Seguido desse momento de recepção dos convidados, estava na programação do evento a apresentação cultural da escola de samba Coroa Imperial, com um trecho de música e dança de aproximados 10 minutos, exaltando belezas naturais e cultura regional.

Ainda seguindo a programação do evento, ocorreu a inauguração do Monumento Marco Inicial Multimodal Caravelas, com as grafias do prefeito Silvio Ramalho de Caravelas, do governador Jerônimo Rodrigues, da Bahia, o governador Romeu Zema, de Minas Gerais, e o diretor da Multimodal Caravelas(MTC) Divino Passos. Ainda com uma homenagem a Canção de Milton Nascimento e Fernando Brant “Ponta de Areia”.

Por fim, a assinatura do prefeito Silvio, que marca o começo dessa nova etapa para a cidade de Caravelas e todos os municípios que estão participando desse momento histórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui