Caravelas vai receber, entre os dias 11 e 14 de março, a Caravana do Esporte e da Música, uma parceria entre a prefeitura, através das secretarias de Turismo, Esporte e Meio Ambiente, o canal ESPN Brasil, o UNICEF, o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e o Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury.
Através de atividades esportivas e de arte-educação monitoradas por ídolos do esporte brasileiro e professores vindos de São Paulo, em Caravelas a Caravana pretende atender 3 mil crianças e jovens entre 7 e 17 anos e 250 professores e multiplicadores interessados em participar de cursos de arte-educação e esportes.
As atividades vão acontecer no Estádio Municipal, na AABB e no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, na Praia do Kitongo. Junto com a Caravana também estará montado na cidade o Cirque Erê, onde a cantora Margareth Menezes fará um show e irá conversar com os presentes sobre sua trajetória musical e o projeto social que desenvolve na Península do Itapajipe.
Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente mais de 187 mil crianças e adolescentes e 18 mil professores da rede pública de ensino de 73 municípios de 17 estados brasileiros, com atividades que seguem os princípios: participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.
Em seu oitavo ano de atuação, o projeto da Caravana está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o apoio de importantes patrocinadores como Vale, Itaú, Vivo, Instituto Pepsico, Redecard e Camargo & Correa.
Documentário ESPN
A cantora baiana Margareth Menezes deve embarcar no dia 13 em Caravelas para gravar um documentário produzido pelo canal ESPN Brasil. O convite foi aceito pela cantora na quarta-feira, 27. No documentário, além de cantar e conversar, Margareth interage durante as atividades e fala um pouco sobre carreira e seu próprio projeto social, a Fábrica Cultural, que atua com jovens e crianças da Península de Itapagipe, em Salvador.
O documentário, com uma hora de duração, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada, que será exibido pela ESPN Brasil no dia 30 de março.
Teixeira News, com informações de Adriene Coelho