Caravelas: Aeroporto será entregue ao Governo do Estado

Por Daniel do Valle / O Sollo

O dia 20 de agosto será histórico para o município de Caravelas e região. A Força Aérea Brasileira entregará o aeroporto do município para o governo do Estado. O momento solene contará com a presença do Governador Rui Costa, do Ministro da Defesa Jaques Wagner, do prefeito Jadson Ruas, lideranças políticas da região e a comunidade local.

O Major-Brigadeiro, José Hugo Volkmer, comandante do Aéreo Regional da Aeronáutica (II COMAR), em Recife, retornou a Caravelas no último dia 8, juntamente com o diretor de Terminais e Aeroportos do Governo do Estado da Bahia, Denisson de Oliveira, para realização da vistoria final do aeroporto.

Segundo, o comandante Volkmer, no dia da entrega será montada uma estrutura para que os médicos da Força Aérea Brasileira II COMAR ofereçam à população, atendimentos em várias especialidades, como clínica médica, pediatria, odontologia entre outros.

A comitiva do Major Brigadeiro Volkmer foi recebida no sábado (8) pelos secretários municipais, Manoel Messias, Everaldo Hortêncio, Aristóteles Conceição, e os vereadores, José Cruz dos Anjos, Marquinhos de Viola e Rafael.

A obra, concluída em 2014, foi executada pelo 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro de Araguari-MG. As intervenções foram feitas rigorosamente dentro das normas técnicas padronizadas e exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

História

O Aeroporto de Caravelas foi construído com o objetivo de atuar como base aérea militar das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, há mais de seis décadas, pelo governo brasileiro em acordo com os americanos. A estratégia foi situar o aeroporto a meio caminho da faixa litorânea entre os estados do Rio Grande do Sul e do Maranhão e assim, Caravelas foi a cidade escolhida. Conserva a arquitetura militar da época, identificada por paredes espessas e arcos. Fica a cerca de 10km da cidade de Caravelas e cerca de 8km do litoral em linha reta ao ponto mais próximo da costa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui